Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T13:05:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T13:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. F. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Francisco Ferreira de. O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes. 2024. 49f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema de nossa monografia pretende abordar a relevância do ensino da Língua Brasileira de Sinais Libras no ensino Fundamental, buscando compreender de que modo esse vem quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e aos ouvintes. Partimos da percepção de que o ensino de Libras na escola regular contribui para a quebra de preconceito com relação à comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, tornando-se um apoio à inclusão, sendo uma forma de aprender e de ensinar através da quebra de paradigmas no contexto escolar. As aulas regulares da eletiva de Libras, por sua própria natureza, promovem um ambiente descontraído, rico em estímulos e em possibilidades em que os alunos descobrem e interagem com atividades em Libras, conduzidas entre pessoas surdas e ouvintes. Nossa pesquisa é de cunho inicialmente bibliográfico, buscando os conhecimentos de autores reputados, como: Fernandes (2012), Gesser (2009), trazendo um breve contexto sobre Língua Brasileira de Sinais, Libras, abordando a importância da inclusão da comunidade surda nas turmas e escolas regulares. Realizamos também uma pesquisa de campo, entrevistando 12 pessoas, entre professores e alunos, envolvidos com a realidade do ensino de Libras, em uma turma do do 9º ano do ensino fundamental, na escola Manuel Baltazar de Freitas, em Guaiúba/CE. As análises desses dados apontam para o desenvolvimento de habilidades entre surdos e ouvintes, sendo um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento do aluno, tornando evidente o sucesso desta componente na Educação Básica, promovendo uma educação de forma prazerosa e satisfatória em busca da inclusão, na qual a presença de um professor surdo tem sido o grande diferencial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Libras como disciplina eletiva | pt_BR |
dc.title | O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf | 2024_mono_foliveira.pdf | 885,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.