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dc.contributor.authorOliveira, Danielle Morais de-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:47:01Z-
dc.date.available2025-06-17T19:47:01Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7151-
dc.descriptionOLIVEIRA, Danielle Morais de. Efeito Estufa no Ensino de Ciências: Investigação e Aprendizagem para a Formação Cidadã. 2024, 31f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA educação científica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do século XXI. Sendo assim, este estudo investiga o ensino do efeito estufa nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, utilizando atividades investigativas e experimentais para desenvolver a consciência crítica dos alunos acerca dos impactos ambientais. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola no distrito de Jordão, Sobral-CE, seguindo uma metodologia de pesquisa-ação e criando uma sequência didática em três etapas: diagnóstico inicial, organização do conhecimento e avaliação da proposta. O diagnóstico inicial mostrou concepções incorretas dos alunos sobre o efeito estufa, evidenciando a necessidade de tratar essas ideias por meio de práticas investigativas. Durante a atividade investigativa, os alunos colaboraram na construção de uma "caixa de estufa", na qual representava a atmosfera terrestre, enquanto o papel alumínio, o plástico filme e os copos com água demonstravam como os gases de efeito estufa retêm a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre, aumentando a temperatura no interior da caixa. e conduziram um experimento prático, que possibilitou a observação concreta das características do aquecimento solar. A abordagem investigativa envolveu a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o comportamento dos copos dentro da caixa de estufa, a observação atenta dos resultados obtidos durante o experimento, e discussões conduzidas pela professora sobre o papel dos gases de efeito estufa, assim como as ações humanas que intensificam o aquecimento global, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Ao final do processo, um questionário aplicado demonstrou que a maioria dos alunos teve um avanço conceitual significativo, entendendo os conceitos envolvidos e refletindo criticamente sobre práticas sustentáveis para reduzir os impactos do efeito estufa. Os resultados sugerem que as atividades investigativas no ensino de Ciências contribuíram para uma aprendizagem, facilitando não apenas a compreensão dos conteúdos científicos, mas também fomentando uma atitude crítica e engajada diante dos desafios ambientais atuais. O estudo enfatiza a importância de uma educação que vá além da simples acumulação de informações, preparando os alunos para agirem conscientemente e com responsabilidade na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleEfeito Estufa no Ensino de Ciências: Investigação e Aprendizagem para a Formação Cidadãpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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