Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Dougliane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T15:52:10Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T15:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, D. G. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154 | - |
dc.description | SOUZA, Dougliane Gomes de. Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências. 2024, 18f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O laboratório educacional de ciências é uma ferramenta escolar que possui um papel fundamental na formação básica de estudantes do ensino médio, pois proporciona curiosidade e interesse em visualizar estruturas e compreender processos. Desse modo, o estudo foi desenvolvido nas aulas da eletiva de práticas laboratoriais em ciências da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia, instituição pública, localizada no município de Sobral Ceará. O trabalho configura-se como uma pesquisa quati- qualitativa que buscou analisar as contribuições das aulas ministradas no conteúdo integrador avaliando o impacto na aprendizagem dos alunos e na aplicação prática dos conceitos científicos contextualizando com o cotidiano. As etapas metodológicas são interligadas e seguem uma sequência como, por exemplo, sondagem, planejamento, ações práticas e avaliação, afim de atingir os objetivos propostos. A sondagem foi um momento necessário para analisar os conhecimentos e experiências dos estudantes com as práticas laboratoriais e a partir dos dados, realizar o planejamento da segunda etapa, na qual consistiu na escolha das atividades práticas e elaboração de protocolos de aulas que estivessem em consonância com a realidade escolar, ao longo do semestre letivo da eletiva 2024.1, as aulas foram ministradas semanalmente nos dias de terça-feira. A apreciação final do estudo foi realizada por meio de um questionário virtual e anônimo, no qual os estudantes responderam a seis perguntas que buscaram analisar a opinião dos estudantes acerca das contribuições para o aprendizado; de relacionar a teoria e prática; desenvolver o conhecimento científico e estimular o interesse pelo conhecimento. Após, a análises das respostas percebe-se que os estudantes conseguiram associar melhor os conhecimentos teóricos com a prática, demonstraram satisfação em estar mais tempo no ambiente laboratorial, desenvolveram a curiosidade científica, a atenção e o engajamento com os outros, além de associar as práticas ao cotidiano. Logo, a eletiva de práticas laboratoriais em ciências desempenhou um papel fundamental na compreensão dos objetos de conhecimento promovendo um aprendizado eficaz no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas | pt_BR |
dc.subject | Laboratório | pt_BR |
dc.title | Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOUGLIANE GOMES DE SOUZA.pdf | 2024_art_dsouza.pdf | 663,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.