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dc.contributor.authorCavalcante, Edinalda Maria-
dc.date.accessioned2025-06-18T16:01:09Z-
dc.date.available2025-06-18T16:01:09Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationCALVACANTE, E. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7155-
dc.descriptionCALVACANTE, Edinalda Maria. O uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no ensino fundamental: uma análise de sua eficácia no ensino de ciências. 2024, 15f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Ciências no ensino fundamental desempenha um papel importante na formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de compreender e enfrentar os desafios científicos, tecnológicos e sociais atualmente. No entanto, o ensino de Ciências tem sido muitas vezes marcado por uma abordagem teórica e tradicionalista totalmente desvinculada da realidade dos alunos, resultando assim em baixo engajamento e compreensão superficial dos conteúdos científicos. Dessa maneira, é importante contextualizar o ensino de ciências através do uso dos jogos didáticos e experimentos, sendo justamente uma possibilidade que ainda necessita de modificações a novas realidades acerca de contextos e processos que envolvem diretamente maneiras diferenciadas e conhecimentos específicos de professores para aplicações em sala de aula. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral investigar quais os possíveis impactos do uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no engajamento dos alunos no ensino de Ciências. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano Ensino Fundamental II no município de Salitre-CE. As atividades compreenderam experimentos sobre densidade, solubilidade e ácidos e bases, enfatizando, por meio, do jogo afunda ou bóia, experimento de torre de líquidos, e uso do sumo extraído do repolho roxo nas soluções. Os resultados mostraram que, as atividades experimentais e lúdicas aplicadas contribuíram com o avanço na construção de novas metodologias e saberes em Ciências Na presente pesquisa foi evidente que os estudantes conseguem assimilar melhor o conteúdo e se tornam mais engajados na aula quando o professor realiza jogos e experimentos. Assim é notório as inúmeras contribuições das aulas práticas para o estímulo, curiosidade e engajamento mais ativo dos alunos nas estratégias de avanços em aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectBaixo custopt_BR
dc.subjectEngajadoraspt_BR
dc.titleO uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no ensino fundamental: uma análise de sua eficácia no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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