Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Edinalda Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T16:01:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T16:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | CALVACANTE, E. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7155 | - |
dc.description | CALVACANTE, Edinalda Maria. O uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no ensino fundamental: uma análise de sua eficácia no ensino de ciências. 2024, 15f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências no ensino fundamental desempenha um papel importante na formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de compreender e enfrentar os desafios científicos, tecnológicos e sociais atualmente. No entanto, o ensino de Ciências tem sido muitas vezes marcado por uma abordagem teórica e tradicionalista totalmente desvinculada da realidade dos alunos, resultando assim em baixo engajamento e compreensão superficial dos conteúdos científicos. Dessa maneira, é importante contextualizar o ensino de ciências através do uso dos jogos didáticos e experimentos, sendo justamente uma possibilidade que ainda necessita de modificações a novas realidades acerca de contextos e processos que envolvem diretamente maneiras diferenciadas e conhecimentos específicos de professores para aplicações em sala de aula. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral investigar quais os possíveis impactos do uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no engajamento dos alunos no ensino de Ciências. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano Ensino Fundamental II no município de Salitre-CE. As atividades compreenderam experimentos sobre densidade, solubilidade e ácidos e bases, enfatizando, por meio, do jogo afunda ou bóia, experimento de torre de líquidos, e uso do sumo extraído do repolho roxo nas soluções. Os resultados mostraram que, as atividades experimentais e lúdicas aplicadas contribuíram com o avanço na construção de novas metodologias e saberes em Ciências Na presente pesquisa foi evidente que os estudantes conseguem assimilar melhor o conteúdo e se tornam mais engajados na aula quando o professor realiza jogos e experimentos. Assim é notório as inúmeras contribuições das aulas práticas para o estímulo, curiosidade e engajamento mais ativo dos alunos nas estratégias de avanços em aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Engajadoras | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos lúdicos e experimentos de baixo custo no ensino fundamental: uma análise de sua eficácia no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edinalda Maria Cavalcante.pdf | 2024_art_ecalvacante.pdf | 814,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.