Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Felipe Silva de-
dc.date.accessioned2025-06-18T16:19:21Z-
dc.date.available2025-06-18T16:19:21Z-
dc.date.issued2024-11-09-
dc.identifier.citationSOUZA, F. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7157-
dc.descriptionSOUZA, Felipe Silva de. Explorando o sistema solar: metodologias para o ensino de ciências. 2024, 28f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO projeto de temática o Sistema Solar foi aplicado em uma turma do 9o ano do ensino fundamental, na cidade de Aratuba- CE. A metodologia utilizada abordou atividades teóricas e práticas, para estimular a alfabetização cientifica dos alunos. Dividiu-se em duas etapas, a primeira etapa foi uma aula exposi- tiva, onde discutiu-se os corpos celestes e outros elementos presente no nosso Sistema Solar, o que incentivou a participação ativa dos alunos. A segunda etapa consistiu em uma atividade prática, onde os alunos tinham que desenvolver representações do Sistema Solar com base no que foi aplicado na primeira etapa, o que pôde promover o engajamento e a interação do grupo. Para que o projeto fosse aplicado, entregou-se a todos os estudantes da turma um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para que os pais ou responsáveis preenchessem e assinassem, garantindo que o estudante par- ticipasse da pesquisa, obtendo-se uma devolução de 18 termos devidamente preenchidos e assinados, permitindo assim a participação formal dos alunos na pesquisa. Ao final das atividades, entregou-se aos estudantes um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, para que o pesquisador pudesse avaliar o aprendizado e coletar a opinião dos estudantes sobre as aulas práticas. O resultado, destacou que a turma apresenta um nível considerável no quesito de compreensão científica, embora alguns alunos tenham demonstrado dificuldades na temática apresentada, o que demonstrou a necessi- dade de uma intervenção pedagógica adicional. As respostas do questionário mostraram que os discen- tes afirmam que podem aprender melhor com as atividades práticas, pois permitem visualizar o conte- údo com mais facilidade. A prática pedagógica pode evidenciar a importância e o potencial das aulas práticas no desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Por fim, o projeto mostrou a evidência e a importância das metodologias ativas para o ensino de ciências, provando que pode tornar uma experi- ência enriquecedora e promovendo o aprendizado dos alunos. A abordagem prática e as preferências dos educandos por atividades experimentais mostraram a importância de métodos ativos para o desen- volvimento integral dos estudantes, preparando-os para o desenvolvimento acadêmico e social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectSistema Solarpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleExplorando o sistema solar: metodologias para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Silva de Souza.pdf2024_art_fsouza.pdf395,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.