Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Jean Gleison Andrade do | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T16:40:27Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T16:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, J. G. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7160 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Jean Gleison Andrade do. A utilização do H5P como recurso didático para facilitação do processo ensino – aprendizagem de química. 2024, 23f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga como o uso da plataforma H5P.org pode contribuir para a superação de desafios no ensino de Química, especialmente em relação à compreensão de conceitos abstratos. A pesquisa destaca a complexidade do ensino de Química nas escolas públicas, onde fatores como a abstração dos conceitos, terminologia específica e a desconexão com a realidade cotidiana dos alunos, frequentemente resultam em desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Nesse contexto, o H5P.org surge como uma ferramenta pedagógica inovadora que oferece recursos interativos, como vídeos, questionários e jogos educacionais, que tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas. A metodologia da pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, aplicada a uma turma de 40 estudantes do ensino médio em uma escola pública do Ceará. Os alunos participaram de atividades utilizando o H5P.org, após o que responderam a questionários sobre suas percepções. Os resultados mostraram que o uso do H5P.org facilitou a compreensão dos conteúdos de Química e aumentou a motivação dos alunos, especialmente ao proporcionar uma maior interatividade e contextualização dos conteúdos. O estudo conclui que a utilização de tecnologias como o H5P.org pode transformar o ensino de Química, tornando-o mais acessível e próximo da realidade dos alunos, além de compensar a falta de laboratórios físicos com experimentos virtuais. A pesquisa sugere que o uso de tecnologias digitais (H5P.org) pode ser uma solução viável para superar as limitações estruturais das escolas públicas e para modernizar o processo de ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias interativas | pt_BR |
dc.title | A utilização do h5p como recurso didático para facilitação do processo ensino-aprendizagem de química | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean Gleison Andrade do Nascimento.pdf | 2024_art_jnascimento.pdf | 700,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.