Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Jean Gleison Andrade do-
dc.date.accessioned2025-06-18T16:40:27Z-
dc.date.available2025-06-18T16:40:27Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. G. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7160-
dc.descriptionNASCIMENTO, Jean Gleison Andrade do. A utilização do H5P como recurso didático para facilitação do processo ensino – aprendizagem de química. 2024, 23f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga como o uso da plataforma H5P.org pode contribuir para a superação de desafios no ensino de Química, especialmente em relação à compreensão de conceitos abstratos. A pesquisa destaca a complexidade do ensino de Química nas escolas públicas, onde fatores como a abstração dos conceitos, terminologia específica e a desconexão com a realidade cotidiana dos alunos, frequentemente resultam em desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Nesse contexto, o H5P.org surge como uma ferramenta pedagógica inovadora que oferece recursos interativos, como vídeos, questionários e jogos educacionais, que tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas. A metodologia da pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, aplicada a uma turma de 40 estudantes do ensino médio em uma escola pública do Ceará. Os alunos participaram de atividades utilizando o H5P.org, após o que responderam a questionários sobre suas percepções. Os resultados mostraram que o uso do H5P.org facilitou a compreensão dos conteúdos de Química e aumentou a motivação dos alunos, especialmente ao proporcionar uma maior interatividade e contextualização dos conteúdos. O estudo conclui que a utilização de tecnologias como o H5P.org pode transformar o ensino de Química, tornando-o mais acessível e próximo da realidade dos alunos, além de compensar a falta de laboratórios físicos com experimentos virtuais. A pesquisa sugere que o uso de tecnologias digitais (H5P.org) pode ser uma solução viável para superar as limitações estruturais das escolas públicas e para modernizar o processo de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTecnologias interativaspt_BR
dc.titleA utilização do h5p como recurso didático para facilitação do processo ensino-aprendizagem de químicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jean Gleison Andrade do Nascimento.pdf2024_art_jnascimento.pdf700,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.