Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Iracema de Lima da-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:37:15Z-
dc.date.available2025-06-18T17:37:15Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, M. I. L. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7167-
dc.descriptionSILVA, Maria Iracema de Lima da. Percepções de uma prática didática lúdica por meio de modelos didáticos no ensino da unidade temática terra e universo em uma turma de 9o ano do fundamental II. 2024, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, analisa de forma qualiquantitativa a aplicação de modelos didáticos que representam Sol, Terra e Lua, em uma turma de 9o ano, dos anos finais de uma Escola Municipal de Limoeiro do Norte. Partindo da constatação de defasagem de aprendizagem da turma, no que se refere à Unidade Temática Terra e Universo, relacionada à habilidade referente ao 8o ano, da BNCC (EF08CI12). A aplicação dos modelos tem como objetivo tornar os conceitos mais tangíveis e compreensíveis, facilitando o entendimento dos movimentos e das interações entre esses corpos celestes. No trabalho estão relatadas as percepções observadas durante o desenvolvimento da pesquisa no que se refere ao envolvimento, questionamentos, dificuldades e aprendizagem demostrada pelos estudantes, como também, análise referente a dados observados em avaliações objetivas aplicadas antes e após a intervenção com os modelos didáticos. Constatou-se diferença considerável na aprendizagem após a proposta interventiva, mostrando que esse modelo metodológico é uma alternativa que contribui para que o trabalho do professor proporcione aprendizagem significativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerra e Universopt_BR
dc.subjectModelo Didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePercepções de uma prática didática lúdica por meio de modelos didáticos no ensino da unidade temática terra e universo em uma turma de 9o ano do fundamental IIpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Iracema de Lima da Silva.pdf2024_art_msilva.pdf906,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.