Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Iracema de Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T17:37:15Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T17:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. I. L. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7167 | - |
dc.description | SILVA, Maria Iracema de Lima da. Percepções de uma prática didática lúdica por meio de modelos didáticos no ensino da unidade temática terra e universo em uma turma de 9o ano do fundamental II. 2024, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo, analisa de forma qualiquantitativa a aplicação de modelos didáticos que representam Sol, Terra e Lua, em uma turma de 9o ano, dos anos finais de uma Escola Municipal de Limoeiro do Norte. Partindo da constatação de defasagem de aprendizagem da turma, no que se refere à Unidade Temática Terra e Universo, relacionada à habilidade referente ao 8o ano, da BNCC (EF08CI12). A aplicação dos modelos tem como objetivo tornar os conceitos mais tangíveis e compreensíveis, facilitando o entendimento dos movimentos e das interações entre esses corpos celestes. No trabalho estão relatadas as percepções observadas durante o desenvolvimento da pesquisa no que se refere ao envolvimento, questionamentos, dificuldades e aprendizagem demostrada pelos estudantes, como também, análise referente a dados observados em avaliações objetivas aplicadas antes e após a intervenção com os modelos didáticos. Constatou-se diferença considerável na aprendizagem após a proposta interventiva, mostrando que esse modelo metodológico é uma alternativa que contribui para que o trabalho do professor proporcione aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Terra e Universo | pt_BR |
dc.subject | Modelo Didático | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Percepções de uma prática didática lúdica por meio de modelos didáticos no ensino da unidade temática terra e universo em uma turma de 9o ano do fundamental II | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Iracema de Lima da Silva.pdf | 2024_art_msilva.pdf | 906,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.