Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Mirelle de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:58:46Z-
dc.date.available2025-06-18T17:58:46Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationMORAIS, M. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170-
dc.descriptionMORAIS, Mirelle de Sousa. O uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagem. 2024, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química caracteriza-se pela necessidade de integrar conceitos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno uma compreensão mais profunda dos fenômenos naturais. O uso de protótipos incentiva a participação dos alunos nas aulas, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. O objetivo deste artigo é propor ao ensino de química da 1o série do ensino médio aulas com protótipos de modelos atômicos a partir de materiais alternativos de baixo custo, utilizando metodologias ativas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a natureza do tipo pesquisa-ação e foi aplicada em sala de aula em uma única escola. A pesquisa ocorreu com base em observações realizadas durante uma aula ministrada, com o uso de materiais simples e a criação de modelos práticos que ajudaram a promover uma maior compreensão dos conceitos teóricos. Este artigo demonstrou que o uso de protótipos, sejam eles de baixa ou alta fidelidade, são uma ferramenta essencial para iterar sobre soluções e ajustar as direções do projeto conforme necessário. Conclui-se que a inserção de atividades práticas e a podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma educação mais eficaz e engajadora na área de Química.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectBaixo custopt_BR
dc.titleO uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirelle de Sousa Morais.pdf2024_art_mmorais.pdf812,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.