Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Mirelle de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T17:58:46Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T17:58:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, M. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7170 | - |
dc.description | MORAIS, Mirelle de Sousa. O uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagem. 2024, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Química caracteriza-se pela necessidade de integrar conceitos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno uma compreensão mais profunda dos fenômenos naturais. O uso de protótipos incentiva a participação dos alunos nas aulas, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. O objetivo deste artigo é propor ao ensino de química da 1o série do ensino médio aulas com protótipos de modelos atômicos a partir de materiais alternativos de baixo custo, utilizando metodologias ativas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com a natureza do tipo pesquisa-ação e foi aplicada em sala de aula em uma única escola. A pesquisa ocorreu com base em observações realizadas durante uma aula ministrada, com o uso de materiais simples e a criação de modelos práticos que ajudaram a promover uma maior compreensão dos conceitos teóricos. Este artigo demonstrou que o uso de protótipos, sejam eles de baixa ou alta fidelidade, são uma ferramenta essencial para iterar sobre soluções e ajustar as direções do projeto conforme necessário. Conclui-se que a inserção de atividades práticas e a podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma educação mais eficaz e engajadora na área de Química. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Protótipo | pt_BR |
dc.subject | Baixo custo | pt_BR |
dc.title | O uso de protótipos de modelos atômicos em uma aula de química: uma alternativa de baixo custo no incentivo da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mirelle de Sousa Morais.pdf | 2024_art_mmorais.pdf | 812,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.