Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7190
Título: Alimentação saudável: escola consciente
Autor(es): Alencar, Naiara Pereira de
Palavras-chave: Ciências
Ensino
Alimentação
Dinâmico
Data do documento: 12-Nov-2024
Citação: ALENCAR, N. P. (2024)
Resumo: O ensino de Ciências desenvolveu-se fomentado por bases tradicionalistas, voltadas para o ensino de conteúdos, conceitos e definições teóricas. Tal abordagem, centrada apenas na figura do professor, não leva em consideração a realidade no qual o estudante está inserido, resultando assim em prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem. O sentido do trabalho com a alimentação saudável no ensino de Ciências, apresenta-se diante de uma série de contribuições para os estudantes, tendo em vista justamente fatores diversos que apontam para a questão da qualidade de vida e de mais aprendizagens, isto é, segundo a busca pelas interações diretas com os estudantes. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver práticas interventivas com a participação dos estudantes em torno dos métodos de alimentação saudável, visando a implementação destas no contexto escolar. Desenvolveu-se o trabalho em 3 etapas em uma escola de ensino fundamental localizada na cidade Salitre- CE.A pesquisa foi realizada com 21 alunos do 4o ano do ensino fundamental matriculados no 3o bimestre do ano letivo de 2024. A prática como um processo de ensino-aprendizagem representa palco de contribuição aos conhecimentos dos estudantes, bem como ao desenvolvimento humano e manter cotidianamente a ingestão equilibrada destes alimentos para uma vida mais saudável. Assim, uma atividade mais dinâmica foi realizada através de um jogo didático, onde os alunos teriam que acertar as perguntas para avançar as casas, o que gerou muitas discussões, aquisição de mais conhecimentos e toda uma estratégia associada ao compartilhar com os colegas, o que impulsiona novas fontes de saberes. Assim, na presente pesquisa percebeu-se a necessidade de trabalhar sobre a alimentação saudável e os aspectos positivos no desenvolvimento humano, trazendo métodos ativos e dinâmicos que despertaram nos alunos o sentido do estímulo a participação nas atividades e criar meios para as novas fontes conhecimento.
Descrição: ALENCAR, Naiara Pereira de. Alimentação saudável: escola consciente. 2024, 19f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7190
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naiara Pereira de Alencar.pdf2024_art_nalencar.pdf528,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.