Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Poliana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:24:35Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T18:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, P. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207 | - |
dc.description | COSTA, Poliana Silva. As dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio. 2024, 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda o tema da Educação Inclusiva considerando as dificuldades para sua implementação a partir da perspectiva dos profissionais de apoio. Os cuidadores têm uma função crucial na inclusão escolar. A educação inclusiva tem se firmado como um preceito essencial nas políticas de educação, com o objetivo de assegurar a inclusão e a participação de todos os estudantes, independentemente de suas circunstâncias. Contudo, a execução eficaz dessa estratégia encontra vários obstáculos, principalmente do ponto de vista dos profissionais de apoio. Trata-se de profissionais, que lidam diretamente com estudantes com necessidades especiais, e muitas vezes enfrentam obstáculos como a ausência de treinamento específico, a falta de recursos pedagógicos apropriados e a resistência de alguns educadores e da própria instituição em promover a inclusão total. Ademais, a escassez de tempo e de uma equipe multidisciplinar, combinada com a sobrecarga administrativa, prejudica a qualidade do serviço e o acompanhamento personalizado requerido para esses estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar essas dificuldades enfrentadas pelos cuidadores escolares no município de Barreira-Ce. Esta pesquisa justifica-se, também, pela necessidade de conscientizar as comunidades escolares acerca da relevância da inclusão, algo que frequentemente é negligenciado. Assim, é crucial incentivar a formação contínua para os profissionais de apoio e estabelecer um ambiente escolar que valorize a diversidade, garantindo que todos os estudantes possam aprender e crescer de maneira justa. Em suma, as dificuldades na prática da educação inclusiva são multifacetadas e exigem um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo, visando superar as barreiras que ainda persistem, e garantir um ensino verdadeiramente inclusivo para todos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de apoio | pt_BR |
dc.subject | Cuidador(a) | pt_BR |
dc.title | As dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio. | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLIANA SILVA COSTA.pdf | 2024_proj_pcosta.pdf | 250,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.