Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Poliana Silva-
dc.date.accessioned2025-06-25T18:24:35Z-
dc.date.available2025-06-25T18:24:35Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationCOSTA, P. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7207-
dc.descriptionCOSTA, Poliana Silva. As dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio. 2024, 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda o tema da Educação Inclusiva considerando as dificuldades para sua implementação a partir da perspectiva dos profissionais de apoio. Os cuidadores têm uma função crucial na inclusão escolar. A educação inclusiva tem se firmado como um preceito essencial nas políticas de educação, com o objetivo de assegurar a inclusão e a participação de todos os estudantes, independentemente de suas circunstâncias. Contudo, a execução eficaz dessa estratégia encontra vários obstáculos, principalmente do ponto de vista dos profissionais de apoio. Trata-se de profissionais, que lidam diretamente com estudantes com necessidades especiais, e muitas vezes enfrentam obstáculos como a ausência de treinamento específico, a falta de recursos pedagógicos apropriados e a resistência de alguns educadores e da própria instituição em promover a inclusão total. Ademais, a escassez de tempo e de uma equipe multidisciplinar, combinada com a sobrecarga administrativa, prejudica a qualidade do serviço e o acompanhamento personalizado requerido para esses estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar essas dificuldades enfrentadas pelos cuidadores escolares no município de Barreira-Ce. Esta pesquisa justifica-se, também, pela necessidade de conscientizar as comunidades escolares acerca da relevância da inclusão, algo que frequentemente é negligenciado. Assim, é crucial incentivar a formação contínua para os profissionais de apoio e estabelecer um ambiente escolar que valorize a diversidade, garantindo que todos os estudantes possam aprender e crescer de maneira justa. Em suma, as dificuldades na prática da educação inclusiva são multifacetadas e exigem um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo, visando superar as barreiras que ainda persistem, e garantir um ensino verdadeiramente inclusivo para todos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfissionais de apoiopt_BR
dc.subjectCuidador(a)pt_BR
dc.titleAs dificuldades na implementação de uma educação inclusiva: uma perspectiva apartir dos profissionais de apoio.pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
POLIANA SILVA COSTA.pdf2024_proj_pcosta.pdf250,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.