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Título: Análise da abordagem do tempo verbal futuro no livro didático “Se liga nas linguagens – português” do ensino médio
Autor(es): Neri, Nicaele Sousa da Silva
Palavras-chave: Língua portuguesa - tempo verbal
Língua portuguesa - modalidade
Livro didático - ensino médio
Data do documento: 24-Abr-2025
Citação: NERI, N.S.S (2025)
Resumo: Esta dissertação analisa como o tempo verbal futuro é abordado no livro didático Se liga nas Linguagens – Português, utilizado no Ensino Médio. O estudo se fundamenta em uma perspectiva funcionalista da língua, com ênfase no funcionalismo norte-americano e na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), vertente que entende a gramática como um sistema dinâmico, moldado pelo uso e pelas necessidades comunicativas. O objetivo é verificar se o tratamento dado a essa categoria verbal contribui para o desenvolvimento da competência linguística funcional. Para isso, examinamos em que medida o livro didático explora as nuances de tempo, aspecto e modalidade (TAM) a partir das contribuições de Reichenbach (1947), Comrie (1985) e Givón (1984; 1990; 1995; 2001), reconhecendo que o futuro não se limita a expressar ações posteriores, mas também envolve especulações, intenções e projeções temporais diversas. Esta pesquisa descreve as lacunas e os acertos na abordagem do futuro no material didático, seguindo a concepção de gramática de uso defendida por Neves (1994; 1997; 2018; 2022) e as reflexões de Travaglia (2005; 2016) sobre o ensino de gramática e aproximando o ensino das categorias verbais à realidade comunicativa. Nesta pesquisa, a gramática é concebida como um instrumento de comunicação, no qual a relação entre forma e função desempenha um papel central. Metodologicamente, analisamos no livro Se liga nas Linguagens – Português do Ensino Médio, as estratégias pedagógicas empregadas, os exemplos práticos oferecidos e os exercícios propostos, a partir das seguintes categorias de análise: a) o tempo verbal, que permite situar os eventos em diferentes momentos – passado, presente ou futuro; b) o aspecto verbal, que vai além da simples localização temporal da ação, oferecendo nuances sobre sua duração, completude ou frequência e a c) modalidade, que não se refere apenas a uma estrutura gramatical, mas é um recurso para expressar atitudes, intenções possibilidades, obrigações ou necessidades em relação ao conteúdo enunciado. Os resultados apontaram para a prevalência das abordagens descritivas e normativas, com pouca ênfase na aplicação comunicativa do tempo verbal futuro. O material didático apresenta o futuro de forma prescritiva, enfatiza a conjugação e a identificação das formas verbais e não explora a funcionalidade discursiva. A pesquisa evidenciou a necessidade de tratar o tempo futuro, contemplando a relação com o aspecto e a modalidade, favorecendo uma abordagem ampla e próxima da realidade comunicativa, alinhada aos princípios do funcionalismo linguístico.
Descrição: NERI, Nicaele Sousa da Silva. Análise da abordagem do tempo verbal futuro no livro didático “Se liga nas linguagens português” do ensino médio. 2025. 145f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7224
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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