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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7231
Título: | Práticas pedagógicas sustentáveis e educação ambiental inclusiva para alunos (as) surdos: as percepções de profissionais docentes da municipalidade cearense |
Autor(es): | Lemos, Ana Beatriz da Silva |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Educação de surdos Práticas pedagógicas Educação e sustentabilidade Interdisciplinaridade |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Citação: | LEMOS, A. B. S. (2024) |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas sustentáveis no ensino de Educação Ambiental inclusiva para alunos surdos a partir das percepções de profissionais docentes do município de Maranguape, Ceará. Em termos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos é do tipo exploratório e o método procedimental utilizado foi o estudo de caso. Como instrumentos de coleta foram utilizados a entrevista semiestruturada, o diário de campo e a observação (direta e indireta), já a análise dos dados foi desenvolvida a partir da análise temática reflexiva (ATR). No que se refere à aplicação das entrevistas, foram entrevistados cinco professores dos anos finais do Ensino Fundamental que lecionam para alunos surdos na rede pública de ensino de Maranguape. A partir da análise dos dados obtidos por meio das entrevistas semiestruturadas, foram definidos os seguintes diagnósticos e indicações para uma mudança no cenário e nos desafios acerca da temática em tela: 1) É fundamental investir em formações em Libras através da promoção de cursos de formação continuada para docentes 2) Viabilizar formação continuada em Educação Ambiental por intermédio do oferecimento de formações específicas que integrem conhecimentos acerca da inclusão de alunos surdos nas práticas pedagógicas sustentáveis 3) Quanto à ausência dos recursos e materiais, manifesta-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos e materiais que facilitem a inclusão de alunos surdos nas ações em Educação Ambiental 4) Além de incentivar o diálogo entre disciplinas para uma abordagem transdisciplinar da Educação Ambiental. No que diz respeito aos resultados do levantamento das ações em Educação Ambiental e sustentabilidade Maranguape, foi possível a identificação de tendências e de perspectivas sobre a temática a nível municipal. Ressalta-se que a gestão municipal atual embora tenha se comprometido com projetos e programas em Educação Ambiental, é fundamental perceber que a inclusão só é efetivada quando todos os discentes possuem a mesma oportunidade de acesso e de participação no debate socioambiental municipal. Compreende-se, portanto, que EA inclusiva para surdos pressupõe reconhecer e acolher a diversidade cultural existente na sala de aula e a importância da coletividade. Reitera-se que é fundamental ampliar as investigações na área da Educação Ambiental para surdos e desenvolver, desta forma, a interdisciplinaridade e o aprimoramento de novos saberes e experiências. |
Descrição: | LEMOS, Ana Beatriz da Silva. Práticas pedagógicas sustentáveis e educação ambiental inclusiva para alunos (as) surdos: as percepções de profissionais docentes da municipalidade cearense. 2024. 114f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade E Tecnologias Sustentáveis, Programa De Pós-graduação Sociobiodiversidade E Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7231 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
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