Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/724
Título: Os benefícios da Ventilação Não Invasiva nos pacientes internados na UTI e em ambulatórios
Autor(es): Magalhães, Fransuele Lopes dos Santos
Palavras-chave: Fisioterapia
Ventilação Não Invasiva
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 18-Mai-2018
Citação: MAGALHÃES, F. L. S. (2018)
Resumo: O presente artigo trata-se de um estudo que tem como objetivo principal descrever a atuação do fisioterapeuta na ventilação não invasiva (VNI) em pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mostrando os benefícios da VNI e conhecendo as principais patologias que acometem esses pacientes que são submetidos a tal método. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão bibliográfica. Foram incluídos todos os artigos publicados entre 2000 a 2018, em idioma pátrio (português). Como critério de inclusão, fizeram parte da pesquisa artigos e livros com abordagem teórica em relação aos conceitos e discussões dos benefícios da ventilação não invasiva em pacientes internados na UTI. Incluiu ainda, artigos de estudo de campo, relacionados às questões que envolvem a atuação do fisioterapeuta nessa temática. Foram encontrados materiais a partir dos descritores (DECS): UTI, fisioterapeuta, ventilação não invasiva, benefícios. Foram utilizadas bases de dados como: MEDLINE, LILACS, COLECIONA SUS, Sec.Est.Saúde e BDENF. Os artigos analisados mostraram um baixo número de publicações na área de ventilação não invasiva em paciente internados na UTI, especialmente estudos que mostrem a atuação do profissional de fisioterapia na VNI, assim como, os benefícios da VNI em pacientes na UTI. Percebe-se, portanto, a necessidade de estudos que colaborem para o aperfeiçoamento desses profissionais junto com os benefícios que os pacientes obtêm quando são submetidos a esta prática.
Descrição: MAGALHÃES, Fransuele Lopes dos Santos. Os benefícios da Ventilação Não Invasiva nos pacientes internados na UTI e em ambulatórios. 2018. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/724
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_fmagalhaes.pdf2018_arti_fmagalhaes.pdf268,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.