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dc.contributor.authorConceição, Maiara Viana-
dc.date.accessioned2025-06-30T16:21:44Z-
dc.date.available2025-06-30T16:21:44Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, M. V. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7240-
dc.descriptionCONCEIÇÃO, Maiara Viana. Educação para pessoas com deficiência: como fica a formação do profissional de Letras? 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a preparação dos professores para lidar com alunos com deficiência, especialmente estudantes com surdez, e incluir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em suas práticas pedagógicas. O referencial teórico discute a legislação brasileira, como o Decreto 5.626/2005 e a Lei 14.191/2021, que estabelecem diretrizes para a inclusão e o ensino de LIBRAS. Também aborda conceitos como multiculturalismo, capacitismo, e a história da educação de surdos no Brasil, destacando o papel de LIBRAS como uma questão de política linguística. De acordo com a pesquisa aplicada a profissionais de Letras, a maioria dos participantes (92,3%) tem formação em Letras, e metade já trabalhou com educação de pessoas com deficiência. No entanto, 76,9% não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência. Embora todos os entrevistados considerem a inclusão de LIBRAS na formação dos professores como "muito importante", o ensino dessa língua nos cursos de Letras ainda é insuficiente. Apenas 53,8% acredita que o Decreto 5.626/2005 é adequadamente implementado, e 57,7% afirma que não recebeu conteúdo relacionado ao ensino de português escrito para surdos durante a graduação. A necessidade de formação continuada em LIBRAS e português como segunda língua para surdos é destacada como essencial para a capacitação adequada dos professores. As respostas dos participantes reforçam que, sem um investimento contínuo em formação e atualização, os docentes enfrentam desafios para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade. Mesmo quem teve contato com essa temática na graduação aponta a falta de prática e o esquecimento ao longo do tempo como obstáculos. Conclui-se que, apesar do reconhecimento da importância de LIBRAS e da educação bilíngue para surdos, o preparo dos professores ainda é insuficiente, e a formação continuada aparece como uma solução necessária para garantir a inclusão efetiva dos estudantes surdos nas escolas e universidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectSurdos - Educação - Brasilpt_BR
dc.titleEducação para pessoas com deficiência: como fica a formação do profissional de Letras?pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

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