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dc.contributor.authorBaldé, Amadú N'Duro-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:42:20Z-
dc.date.available2025-06-30T20:42:20Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationBALDÉ, A. N. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7243-
dc.descriptionBALDÉ, Amadú N'Duro. O Complexo Educativo Hugo Rafael Chávez Frías: os caminhos de um ideário revolucionário. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga o Complexo Educacional Hugo Rafael Chávez Frías, situado na região de Prábis, na Guiné-Bissau. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa com base em revisão bibliográfica. O foco principal do estudo foi explorar a origem desse complexo educacional em Prábis, que serve de pano de fundo para esta investigação. Durante o desenvolvimento do trabalho, a análise demonstrou que a escola foi erguida com o apoio de uma Cooperação Sul-Sul entre o governo guineense e a República Bolivariana da Venezuela e que a comunidade de Prábis, e seus processos educacionais, atende a uma transformação social recente na correlação entre o local e o global. Tal correlação é entendida aqui a partir das aproximações políticas de ideais de “revolução”, em atenção a noções como “libertação” da Guiné-Bissau e da alternativa bolivariana venezuelana, como modelo político. A gestão da escola é inteiramente responsabilidade do governo da Guiné-Bissau, que, diante de suas limitações atuais, terceiriza a produção de materiais didáticos para um estabelecimento educacional que se insere em uma de ideais revolucionários. As conclusões do trabalho revelam que, embora a escola seja baseada em cooperação Sul-Sul e financiada pela Venezuela, ainda assim há uma carência de materiais e princípios revolucionários. Ademais, notou-se que a falta de uma consciência e memória coletiva acerca de crenças e valores fundamentais tem contribuído para a perpetuação do ensino voltado à ideologia da classe dominante. É crucial promover uma intervenção fundamentada em ideais revolucionários coerentes com a proposta da instituição em estudo porque não tem proporcionado espaço para conscientização crítica, simplesmente reproduz os mesmos padrões colonialista, imperialista e racista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCooperação Sul-Sulpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Prábis (Guiné-Bissau)pt_BR
dc.subjectComplexo Educacional Hugo Rafael Chávez Frías - Estudo de casospt_BR
dc.titleO Complexo Educativo Hugo Rafael Chávez Frías: os caminhos de um ideário revolucionáriopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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