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Título: Invisibilidade histórica: a ausência da Independência da Bahia nos livros didáticos e o silenciamento do papel das mulheres
Autor(es): Silva, Sueide Menezes da
Palavras-chave: Livros didáticos
Ensino de História
Educação
Mulheres
Data do documento: 5-Nov-2024
Citação: SILVA, S. M. (2024)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a invisibilidade histórica das mulheres na Independência da Bahia, especialmente nos livros didáticos de história, destacando como suas contribuições são marginalizadas. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, com análise documental de três livros didáticos, complementada por uma revisão bibliográfica. Os principais resultados revelaram que, apesar de algumas tentativas de inclusão, o papel feminino ainda é superficialmente tratado, mantendo padrões tradicionais de exclusão. Conclui-se que é urgente rever a historiografia e os materiais educacionais para promover uma narrativa mais inclusiva e representativa.
Descrição: SILVA, Sueide Menezes da. Invisibilidade histórica: a ausência da Independência da Bahia nos livros didáticos e o silenciamento do papel das mulheres. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7250
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

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