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dc.contributor.authorCuambe, Edilson Rogério-
dc.date.accessioned2025-07-08T15:22:14Z-
dc.date.available2025-07-08T15:22:14Z-
dc.date.issued2025-05-21-
dc.identifier.citationCUAMBÉ, E. R. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7254-
dc.descriptionCUAMBÉ, Edilson Rogério. Mapeamento Sistemáco da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados. 2025, 66f. Monografia - Curso de Engenharia De Computação, Instituto De Engenharias E Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA gamificação, quando aplicada ao ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, tem mostrado potencial para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção de conhecimento dos estudantes. Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso da gamificação nesse contexto, com o objetivo de identificar as principais estratégias, avaliar seus impactos no ensino e apontar lacunas e oportunidades para futuras pesquisas. A análise dos estudos selecionados revelou uma ampla diversidade de técnicas, elementos de jogos e gêneros utilizados, evidenciando a flexibilidade da gamificação para atender a diferentes perfis de es- tudantes e necessidades pedagógicas. A revisão aponta que a gamificação tem potencial para tornar o aprendizado de conceitos complexos, como Algoritmos e Estruturas de Dados, mais acessível e interativo. No entanto, algumas lacunas, como a aplicação em tópicos mais avan- çados e a falta de estudos com amostras maiores, foram identificadas, indicando áreas a serem exploradas em pesquisas futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Algoritmospt_BR
dc.subjectEstruturas de Dadospt_BR
dc.subjectMapeamento Sistemáticopt_BR
dc.titleMapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dadospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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