Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cuambe, Edilson Rogério | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T15:22:14Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T15:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | CUAMBÉ, E. R. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7254 | - |
dc.description | CUAMBÉ, Edilson Rogério. Mapeamento Sistemáco da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados. 2025, 66f. Monografia - Curso de Engenharia De Computação, Instituto De Engenharias E Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gamificação, quando aplicada ao ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, tem mostrado potencial para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção de conhecimento dos estudantes. Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso da gamificação nesse contexto, com o objetivo de identificar as principais estratégias, avaliar seus impactos no ensino e apontar lacunas e oportunidades para futuras pesquisas. A análise dos estudos selecionados revelou uma ampla diversidade de técnicas, elementos de jogos e gêneros utilizados, evidenciando a flexibilidade da gamificação para atender a diferentes perfis de es- tudantes e necessidades pedagógicas. A revisão aponta que a gamificação tem potencial para tornar o aprendizado de conceitos complexos, como Algoritmos e Estruturas de Dados, mais acessível e interativo. No entanto, algumas lacunas, como a aplicação em tópicos mais avan- çados e a falta de estudos com amostras maiores, foram identificadas, indicando áreas a serem exploradas em pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de Dados | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento Sistemático | pt_BR |
dc.title | Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDILSON ROGÉRIO CUAMBE.pdf | 2025_mono_ecuambe.pdf | 330,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.