Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7263
Título: Diferentes temperaturas de secagem influenciam nas características físico-químicas e na composição centesimal da farinha do subproduto do caju
Autor(es): Uchôa, Kéthelly Rocha
Palavras-chave: Bagaço do caju
Composição centesimal
Secagem
Resíduo agroindustrial
Bioprospecção
Data do documento: 3-Jun-2025
Citação: UCHÔA, K. R. (2025)
Resumo: O bagaço do caju (Anacardium occidentale L.)., subproduto rico em componentes nutricionais e compostos bioativos, apresenta potencial para reaproveitamento industrial. Para sua obtenção, podem ser utilizadas diferentes temperaturas de secagem em estufa, podendo influenciar diretamente suas propriedades físico-químicas e nutricionais. Portanto, avaliar o efeito da temperatura nesse processo é essencial para otimizar seu uso como ingrediente funcional. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar o efeito de diferentes temperaturas de secagem (50 °C e 60 °C) sobre as características físico-químicas e a composição centesimal da farinha obtida do subproduto do caju (FSC). Para isso, a farinha foi produzida em laboratório a partir do bagaço residual proveniente do processamento industrial do caju, sendo submetida às análises de umidade, lipídios, cinzas, proteína bruta, acidez titulável, pH e sólidos solúveis, conforme metodologias da AOAC (2016) e AOCS (2005). Os carboidratos totais foram obtidos por cálculo, subtraindo-se os demais componentes da composição centesimal. As análises estatísticas foram realizadas no software GraphPad Prism 9.0, utilizando o teste t de Student para comparar as temperaturas, com nível de significância de 5% (p < 0,05), sendo os resultados expressos como média e desvio padrão. A comparação entre as temperaturas revelou que a 60oC houve maior redução da umidade e promoveu aumento significativo na acidez titulável, nos sólidos solúveis e nos carboidratos totais. Por outro lado, parâmetros como lipídios, proteína bruta, cinzas e pH mantiveram-se estáveis entre as duas temperaturas. Concluiu-se que a secagem a 60 °C otimiza as propriedades da farinha do subproduto do caju, conferindo-lhe potencial de aproveitamento na indústria alimentícia e potencialmente, na farmacêutica.
Descrição: UCHÔA, Kéthelly Rocha. Diferentes temperaturas de secagem influenciam nas características físico-químicas e na composição centesimal da farinha do subproduto do caju. 2025, 17f. TCC - Curso de Farmácia, Instituto De Ciências Da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7263
Aparece nas coleções:Artigos - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kéthelly Rocha Uchôa.pdf2025_art_kuchoa.pdf959,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.