Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMilhome, Marceliana Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:18:55Z-
dc.date.available2025-07-14T14:18:55Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationMILHOME, M. M. S. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270-
dc.descriptionMILHOME, Marceliana Maria dos Santos. Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar. 2025, 49f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa surgiu das observações feitas nas aulas de interpretação de texto de uma turma de ensino médio no município de Acarape-CE, durante o período de atuação como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Neste trabalho, propomos refletir sobre o ensino de leitura a partir de metodologias que integrem aulas de leituras ao letramento literário de modo interativo e prazeroso com foco no discente como protagonista. Para isso, foi utilizado como base teórica sobre o ensino de leitura, Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014) e Braggio (199 apud Leurquin, 2014), na qual a primeira propõe quatro etapas para uma aula interativa de leitura e a segunda, concepções com foco no aluno como sujeito ativo no processo de leitura. Como modelo de sequência didática, seguiu-se o proposto por Dolz et al., (2004) e Marcuschi (2008), que aborda sobre gêneros textuais. Consideramos também, como base teórica, os três modos de compreensão de leitura evidenciado por Cosson (2008), que guiam o processo da leitura para proposta de letramento literário. As aulas de leituras seguiram as quatro etapas propostas por Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014), seguido da realização de uma atividade interventiva, a partir da sequência didática sobre a narrativa ficcional - fanfic. A pesquisa se mostrou prazerosa e positiva, principalmente na habilidade leitora e crítica dos discentes que por meio da mediação da professora resultou em trabalhos escritos reflexivos e criativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFanficpt_BR
dc.subjectAula de leitura interativapt_BR
dc.titleFanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolarpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELIANA MARIA DOS SANTOS MILHOME.pdf2025_mono_mmilhome.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.