Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNhaga, Abú Armando-
dc.date.accessioned2025-07-14T16:33:16Z-
dc.date.available2025-07-14T16:33:16Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.identifier.citationNHAGA, A. A. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7271-
dc.descriptionNHAGA, Abú Armando. A formação de professores de língua inglesa na Escola Superior de Educação (ESE) unidade “Tchico-Té” - Guiné-Bissau. 2025, 27f. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa avaliar a adequação da formação de ensino da Língua Inglesa no contexto de Guiné-Bissau oferecida na Escola Superior de Educação (ESE) Unidade Tchico- Té, localizada em Missirá na capital do país (Guiné-Bissau), com enfoque no sistema de ensino, levando em consideração a qualificação, a fluência, métodos e estratégias pedagógicas adotadas pelos formadores-docentes. Desta forma, o trabalho aborda a importância da formação dos professores do curso de Letras Língua Inglesa, na instituição Tchico-Té, em Guiné-Bissau. O estudo busca examinar os conteúdos programáticos oferecidos, avaliando o cumprimento das diretrizes e a assimilação dos mesmos pelos professores graduados. Este trabalho busca, ainda, refletir sobre os impactos dessas práticas na melhoria da compreensão linguística para avanço do ensino de inglês no setor educacional, promovendo a evolução da formação e prática pedagógica dos profissionais da área. Sendo que a profissão desses profissionais, como educadores e formadores, é essencial e plurissignificativa para o desenvolvimento do país, contribuindo positivamente para a educação e o avanço da sociedade. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados trabalhos relacionados ao tema no contexto do ensino de línguas, de autores como (FREIRE, 2019), (WILLIAMS e BURDEN (1999), dentre outros. A metodologia inclui a coleta de dados através de um questionário na plataforma Google Forms, disponibilizado para professores de Língua Inglesa. Além disso, o trabalho analisa materiais didáticos, planos de ensino, exames e feedback dos formandos sobre a qualidade do ensino. O estudo pretende contribuir para o aprimoramento do ensino de inglês na instituição e para a formação de professores qualificados e capacitados na língua inglesa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectTchico-Tépt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleA formação de professores de língua inglesa na Escola Superior de Educação (ESE) unidade “Tchico-Té” - Guiné-Bissau.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Letras Língua inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABÚ ARMANDO NHAGA.pdf2025_art_anhaga.pdf434,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.