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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ramos, Cleiton Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T16:58:13Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14T16:58:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, C. M. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7272 | - |
dc.description | RAMOS, Cleiton Martins. O Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonista. 2025, 23f. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do protagonista no romance O Menino que Descobriu o Vento (2009), a partir de sua relação com a família e a comunidade. A obra, baseada na história real de William Kamkwamba e escrita por Bryan Mealer, narra a luta do personagem para proporcionar melhores condições de vida às pessoas de sua região. Partimos da hipótese de que tanto sua família quanto a comunidade da qual faz parte atuam como agentes externos decisivos para a educação e a autonomia do protagonista como meio de transformar a situação precária em que viviam. William cresce na comunidade rural de Masitala, na periferia de Wimbe, no Malaui, enfrentando dificuldades econômicas e sociais causadas por uma grave seca. Esses fatores se mostram determinantes para a transformação do personagem, que passa de um garoto com uma vida simples, como a maioria das crianças — brincando e fazendo descobertas — para um jovem inventor criativo, capaz de realizar algo que revolucionaria para sempre sua vida e a de todos ao seu redor. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, de natureza interpretativa, foi realizada por meio do estudo da obra literária, embasada nas reflexões de Brait (2017) e Cândido (2011) sobre personagens ficcionais, bem como nas pesquisas de Freire (1996) e Vygotsky (1991) sobre o papel da sociedade no processo de aprendizagem do aluno. Esses referenciais teóricos são considerados fundamentais para compreender como sua família e a comunidade contribuíram para a educação e amadurecimento do protagonista ao longo da narrativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | O menino que descobriu o vento | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Protagonista | pt_BR |
dc.title | O Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonista | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Letras Língua Inglesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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