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dc.contributor.authorRamos, Cleiton Martins-
dc.date.accessioned2025-07-14T16:58:13Z-
dc.date.available2025-07-14T16:58:13Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.citationRAMOS, C. M. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7272-
dc.descriptionRAMOS, Cleiton Martins. O Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonista. 2025, 23f. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a construção do protagonista no romance O Menino que Descobriu o Vento (2009), a partir de sua relação com a família e a comunidade. A obra, baseada na história real de William Kamkwamba e escrita por Bryan Mealer, narra a luta do personagem para proporcionar melhores condições de vida às pessoas de sua região. Partimos da hipótese de que tanto sua família quanto a comunidade da qual faz parte atuam como agentes externos decisivos para a educação e a autonomia do protagonista como meio de transformar a situação precária em que viviam. William cresce na comunidade rural de Masitala, na periferia de Wimbe, no Malaui, enfrentando dificuldades econômicas e sociais causadas por uma grave seca. Esses fatores se mostram determinantes para a transformação do personagem, que passa de um garoto com uma vida simples, como a maioria das crianças — brincando e fazendo descobertas — para um jovem inventor criativo, capaz de realizar algo que revolucionaria para sempre sua vida e a de todos ao seu redor. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, de natureza interpretativa, foi realizada por meio do estudo da obra literária, embasada nas reflexões de Brait (2017) e Cândido (2011) sobre personagens ficcionais, bem como nas pesquisas de Freire (1996) e Vygotsky (1991) sobre o papel da sociedade no processo de aprendizagem do aluno. Esses referenciais teóricos são considerados fundamentais para compreender como sua família e a comunidade contribuíram para a educação e amadurecimento do protagonista ao longo da narrativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectO menino que descobriu o ventopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProtagonistapt_BR
dc.titleO Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonistapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Letras Língua Inglesa

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