Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7272
Título: O Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonista
Autor(es): Ramos, Cleiton Martins
Palavras-chave: O menino que descobriu o vento
Análise literária
Educação
Protagonista
Data do documento: 27-Mai-2025
Citação: RAMOS, C. M. (2025)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do protagonista no romance O Menino que Descobriu o Vento (2009), a partir de sua relação com a família e a comunidade. A obra, baseada na história real de William Kamkwamba e escrita por Bryan Mealer, narra a luta do personagem para proporcionar melhores condições de vida às pessoas de sua região. Partimos da hipótese de que tanto sua família quanto a comunidade da qual faz parte atuam como agentes externos decisivos para a educação e a autonomia do protagonista como meio de transformar a situação precária em que viviam. William cresce na comunidade rural de Masitala, na periferia de Wimbe, no Malaui, enfrentando dificuldades econômicas e sociais causadas por uma grave seca. Esses fatores se mostram determinantes para a transformação do personagem, que passa de um garoto com uma vida simples, como a maioria das crianças — brincando e fazendo descobertas — para um jovem inventor criativo, capaz de realizar algo que revolucionaria para sempre sua vida e a de todos ao seu redor. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, de natureza interpretativa, foi realizada por meio do estudo da obra literária, embasada nas reflexões de Brait (2017) e Cândido (2011) sobre personagens ficcionais, bem como nas pesquisas de Freire (1996) e Vygotsky (1991) sobre o papel da sociedade no processo de aprendizagem do aluno. Esses referenciais teóricos são considerados fundamentais para compreender como sua família e a comunidade contribuíram para a educação e amadurecimento do protagonista ao longo da narrativa.
Descrição: RAMOS, Cleiton Martins. O Menino que Descobriu o Vento: Uma análise do papel da família e da comunidade na formação educacional do protagonista. 2025, 23f. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7272
Aparece nas coleções:Monografias - Letras Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEITON MARTINS RAMOS.pdf2025_mono_cramos.pdf928,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.