Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7273
Título: | Aprendizagem baseada em jogos e ensino tradicional: um estudo comparativo na aquisição de vocabulário de estudantes da rede pública de Pacoti-CE |
Autor(es): | Barbosa, Luan Alves |
Palavras-chave: | Ensino/aprendizagem de língua inglesa Game based learning Ensino tradicional |
Data do documento: | 26-Mai-2025 |
Citação: | BARBOSA, L. A. (2025) |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva investigar a diferença da aquisição de vocabulário em aulas que incluem Game Based Learning (GBL) em relação a abordagens mais tradicionais de ensino, mais especificamente, a Abordagem da Gramática e Tradução (AGT), em estudantes de inglês como segunda língua (ISL) na rede municipal de ensino de Pacoti-Ce. No cenário de atuação docente, é imprescindível buscar metodologias e práticas de ensino que chamem a atenção dos estudantes para interagir com as temáticas abordadas e promovam um processo de ensino/aprendizagem mais eficiente e relevante ao público alvo. Levando isto consideração, faz-se importante investigar o impacto que a inclusão dos métodos supracitados apresentam em diferentes ambientes de aprendizagem, sobretudo nas escolas públicas das zonas rurais de cidades interioranas, uma vez que o ensino da disciplina é regulamentado para todo o território nacional tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fim de obter os dados necessários para esta pesquisa, foram aplicadas, em duas escolas da zona rural do município de Pacoti–CE, duas sequências didáticas de quatro semanas que incluíram em seus planos aulas que utilizavam tanto aspectos da GBL quanto da AGT como estratégias para aquisição de vocabulário referente a dois tópicos, School Supplies e School Subjects. Nas sequências didáticas, cada tópico foi trabalhado com metodologias distintas, para que os conteúdos não fossem estudados com a mesma estratégias em ambas as escolas. As observações das professoras ministrantes em relação às aulas também foram levadas em consideração para a análise dos dados coletados. Dentro do cenário investigado, foi perceptível o quanto o uso ressignificado da abordagem tradicional para tópicos de vocabulário compostos por palavras que não são cognatas pôde proporcionar ganhos positivos para a aquisição de vocabulário dos estudantes, enquanto a inclusão dos jogos para fixação dos conteúdos favoreceu, para além da motivação, o incentivo a aprendizagem cooperativa, fortalecendo as relações interpessoais entre os estudantes e até mesmo com as professoras. |
Descrição: | BARBOSA, Luan Alves. Aprendizagem baseada em jogos e ensino tradicional: um estudo comparativo na aquisição de vocabulário de estudantes da rede pública de Pacoti-CE. 2025, 52f. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7273 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Letras Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUAN ALVES BARBOSA.pdf | 2025_mono_lbarbosa.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.