Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7347
Título: Avaliação do Impacto do Marco Legal da Geração Distribuída na Expansão da Energia Solar no Brasil.
Autor(es): Damasceno, Valeska Viana
Palavras-chave: Energia Solar
Geração Distribuída
Marco Legal
Data do documento: 10-Jan-2025
Citação: DAMASCENO, V. V. (2025)
Resumo: A transição energética, impulsionada pelo esgotamento de fontes fósseis, mudanças climáticas e oscilações de preços energéticos, tem promovido a busca por soluções sustentáveis. No Brasil, embora a matriz elétrica seja predominantemente hídrica, existem desafios relacionados à crise hídrica. Este estudo analisou o impacto do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei no 14.300/2022) na expansão da energia solar, com foco na micro e minigeração distribuída, utilizando metodologia exploratória qualitativa baseada em levantamento bibliográfico e análise de dados especializados. Os resultados evidenciam que a nova legislação impulsiona o crescimento do setor fotovoltaico, proporcionando maior segurança jurídica para investidores, redução de custos para consumidores e expansão da capacidade instalada. Entre 2022 e 2023, a energia solar cresceu mais de 13%, representando 96,3% da micro e minigeração. Apesar dos benefícios, desafios como a dependência de fornecedores externos e a falta de transparência no controle de dados pelas distribuidoras permanecem. Conclui-se que a Lei no 14.300/2022 é crucial para fomentar a adoção de energia solar no Brasil, promovendo descentralização, inclusão energética, sustentabilidade e resiliência no sistema elétrico, mas requer ajustes regulatórios para superar barreiras e consolidar avanços.
Descrição: DAMASCENO, Valeska Viana. Avaliação do Impacto do Marco Legal da Geração Distribuída na Expansão da Energia Solar no Brasil. 2025, 22f. TCC - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7347
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeska Viana Damasceno.pdf2025_art_vdamasceno.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.