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dc.contributor.authorAlencar, Cícero Luanderson da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-30T13:09:09Z-
dc.date.available2025-07-30T13:09:09Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationALENCAR, C. L. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7352-
dc.descriptionALENCAR, Cicero Luanderson da Silva. Percepção de estudantes do 9o Ano sobre Arborização Urbana: impactos e funções nos espaços públicos. 2024, 19f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA arborização pode ser entendida como a persistência do elemento natural na estrutura urbana, sendo um componente indispensável para melhorar as condições ambientais da cidade. Considerando tal cenário, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva em uma escola pública da rede municipal da cidade de Fronteiras-PI, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. Os participantes da pesquisa foram alunos do ensino fundamental (9o ano). A justificativa do estudo baseia-se na necessidade de entender como a comunidade estudantil percebe e compreende o processo e os benefícios da arborização. O objetivo principal foi investigar como os estudantes percebem a importância da arborização urbana e analisar seu entendimento acerca dos benefícios socioambientais trazidos por essa prática. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhece a importância da arborização urbana, destacando benefícios como a melhoria da qualidade do ar, a redução da poluição sonora e a oferta de espaços de lazer. As implicações desses resultados sugerem a necessidade de reforçar a educação ambiental desde os primeiros anos escolares, promovendo atividades e programas que integrem os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental no currículo. Ao compreenderem os benefícios da arborização, os estudantes podem se tornar agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, influenciando positivamente suas comunidades. Além disso, os dados coletados podem subsidiar políticas públicas e estratégias educacionais que visem fomentar uma consciência ambiental mais uniforme e eficaz, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e a qualidade de vida urbana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÁreas verdes urbanaspt_BR
dc.subjectPercepção estudantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConscientização ecológicapt_BR
dc.titlePercepção de estudantes do 9o Ano sobre Arborização Urbana: impactos e funções nos espaços públicos.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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