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dc.contributor.authorSouza, Antônio Lucas de-
dc.date.accessioned2025-07-30T13:59:12Z-
dc.date.available2025-07-30T13:59:12Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationSOUZA, A. L. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7353-
dc.descriptionSOUZA, Antônio Lucas de. Conhecimento dos adolescentes acerca das formas de prevenção e contato das infecções sexualmente transmissíveis (ist) através do jogo didático trilha caminho da saúde. 2024, 19f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs Infecções Sexualmente Transmissíveis são frequentes, sendo consideradas um problema de saúde pública global. São provocadas por agentes etiológicos: vírus, bactérias, fungos e protozoários. São transmitidas, principalmente, por contato sexual (oral, vaginal, anal) desprotegido com um individuo que esteja infectado. No tocante as Infecções Sexualmente Transmissíveis mais pertinentes, sífilis, hepatites virais B e C, gonorreia, clamídia e HIV, atualmente são um grave desafio para à saúde coletiva devido à alta taxa de infecção e dificuldade de acesso ao tratamento adequado. Tem por objetivo promover o conhecimento e a conscientização a partir do jogo didático “Trilha Caminho da Saúde Sexual” sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis entre adolescentes. O jogo educativo foi aplicado em uma turma de 9° ano, em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental em Tempo Integral localizada em um Município do estado do Ceará. Um questionário contendo oito perguntas foi elaborado e aplicado para avaliar o jogo e o conhecimento dos alunos. Observou-se que o jogo possibilitou aos educandos uma maior compreensão sobre as formas de contato e prevenção das ISTs. Além disso, os estudantes mostraram-se ativos e participativos durante todo percurso da trilha. Foi possível notar ainda seus interesses e curiosidades a cada pergunta lançada durante o jogo. O conhecimento dos estudantes foi considerado mediano, e isso requer que os professores utilizem ferramentas ativas para aquisição do conhecimento de forma lúdica. Portanto, o jogo “Trilha Caminho da Saúde Sexual” mostrou-se uma ferramenta para o ensino de saúde sexual, promovendo aprendizado, engajamento e motivação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.titleConhecimento dos adolescentes acerca das formas de prevenção e contato das infecções sexualmente transmissíveis (ist) através do jogo didático trilha caminho da saúdept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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