Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Eliza Lopes de-
dc.date.accessioned2025-07-30T14:13:43Z-
dc.date.available2025-07-30T14:13:43Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.citationLEMOS, E. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7354-
dc.descriptionLEMOS, Eliza Lopes de. O uso das metodologias ativas no ensino de ciências: desafios e possibilidades. 2021, 49f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da COVID 19 alterou de forma significativa o setor educacional e os professores precisaram se reinventar utilizando métodos de ensino diferenciados, na modalidade remota, que permitissem aos alunos vivenciarem novas formas de aprender, proporcionada por uma prática pedagógica estruturada com a utilização de recursos tecnológicos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a utilização de metodologias ativas como estratégia a ser desenvolvida dentro do contexto do ensino remoto objetivando minimizar as dificuldades enfrentadas pelo professor na sua prática cotidiana. A metodologia utilizada foi qualitativa, do tipo auto relato, caracterizada pelas experiências da pesquisadora. A aplicação foi realizada nas aulas de ciências do 9o ano, anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública de Caucaia-Ce, situada na região metropolitana de Fortaleza. O estudo desenvolvido, no período de fevereiro de 2021 a agosto de 2021, implementou sistemáticas ações de formação e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sediado na perspectiva da ação-reflexão-ação, ou seja, na mediação docente e participação efetiva dos estudantes. Os resultados desse estudo evidenciaram que a utilização das metodologias ativas na prática pedagógica favorece o processo de aprendizagem, melhorando o engajamento e a participação dos alunos nas atividades propostas.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO uso das metodologias ativas no ensino de ciências: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZA LOPES DE LEMOS.pdf2021_mono_elemos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.