Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7354
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, Eliza Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T14:13:43Z | - |
dc.date.available | 2025-07-30T14:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, E. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7354 | - |
dc.description | LEMOS, Eliza Lopes de. O uso das metodologias ativas no ensino de ciências: desafios e possibilidades. 2021, 49f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID 19 alterou de forma significativa o setor educacional e os professores precisaram se reinventar utilizando métodos de ensino diferenciados, na modalidade remota, que permitissem aos alunos vivenciarem novas formas de aprender, proporcionada por uma prática pedagógica estruturada com a utilização de recursos tecnológicos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a utilização de metodologias ativas como estratégia a ser desenvolvida dentro do contexto do ensino remoto objetivando minimizar as dificuldades enfrentadas pelo professor na sua prática cotidiana. A metodologia utilizada foi qualitativa, do tipo auto relato, caracterizada pelas experiências da pesquisadora. A aplicação foi realizada nas aulas de ciências do 9o ano, anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública de Caucaia-Ce, situada na região metropolitana de Fortaleza. O estudo desenvolvido, no período de fevereiro de 2021 a agosto de 2021, implementou sistemáticas ações de formação e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sediado na perspectiva da ação-reflexão-ação, ou seja, na mediação docente e participação efetiva dos estudantes. Os resultados desse estudo evidenciaram que a utilização das metodologias ativas na prática pedagógica favorece o processo de aprendizagem, melhorando o engajamento e a participação dos alunos nas atividades propostas. | pt_BR |
dc.language.iso | en_US | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O uso das metodologias ativas no ensino de ciências: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZA LOPES DE LEMOS.pdf | 2021_mono_elemos.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.