Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7356
Título: Curso de pedagogia da Unilab-CE: uma proposta antirracista e afrocentrada
Autor(es): Silva, Maria Suzana Barroso
Palavras-chave: Unilab
Curso de Pedagogia
PPC
Currículo afrocentrado
Formação de professores
Data do documento: 29-Nov-2024
Citação: SILVA, M. S. B. (2024)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a constituição e a importância do currículo afrocentrado no Curso de Pedagogia da UNILAB-CÉ. O currículo Afrocentrado é um grande desafio a ser implantados nas escolas municipais e estaduais, uma vez que permanece um estudo eurocêntrico como padrão, essa forma estabelecida ocorre por faltas de leis severas que obrigue a sua aplicabilidade. Já na Formação Docente, destaco a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) que vem implementando um currículo afrocentrado, formando professores (as) capacitados (as) em promover uma educação para a educação das relações étnico - raciais, antirracista e afrocentrada. Realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, com uso de entrevista semiestruturadas com perguntas abertas com uma professora do Curso de Pedagogia que participou do processo de criação do Projeto Político do Curso (PPC). O estudo identificou que a construção do currículo afrocentrado da UNILAB não foi um processo tranquilo e fácil, teve luta e resistência para que de fato essa proposta fosse validade e referendada pelo conjunto de professores (as) que participarem de todo o processo. A partir disso, conclui-se que o PPC do Curso de Pedagogia da UNILAB-CE, está comprometido com a descolonização do saber, a fim de romper os estigmas e preconceito presente na sociedade e que perpassa a universidade. Desse modo o curso vem se pautando e propagando um olhar respeitoso diante do legado da cultura e história africana e afrobrasileira.
Descrição: SILVA, Maria Suzana Barroso Silva. Curso de Pedagogia da Unilab-Ce: uma proposta antirracista e afrocentrada. 2024. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7356
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA SUZANA BARROSO SILVA.pdf2024_mono_msilva.pdf564,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.