Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Nanci Crisalida | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T12:18:29Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T12:18:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, N. C. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7359 | - |
dc.description | PEREIRA, Nanci Crisalida. Contribuição do ensino de arte no processo de ensino e aprendizagem na Guiné-Bissau. 2022. 40f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição do ensino da arte no processo de ensino e aprendizagem na Guiné-Bissau, assim como entender o seu papel na educação e como contribui na descolonização do currículo escolar guineense. Com vista a alcançar os objetivos propostos, utilizou-se método de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tendo como finalidade identificar e analisar a importância e a valorização atribuída à arte-educação em escolas. Quanto a técnica de pesquisa recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e a abordagem metodológica da sociopoético, sendo uma teoria e prática filosófica de pesquisa grupal que percebe os saberes populares e acadêmicos iguais em direitos e que utiliza de dispositivos artísticos para pesquisar com o corpo todo. Assim, por meio de oficinas em ambiente virtual, o grupo-pesquisador produziu dados, coletados durante a oficina (dispositivo sociopoético), onde posteriormente essa pesquisadoradiscutiu e analisou esses dados cotejando com demais informações coletadas igualmente em umformulário Google elaborado que foi disponibilizado a todas e todos os integrantes do grupo focal da pesquisa. O formulário elaborado abordou questões sobre ensino de arte na Guiné-Bissau e as experiências de cada um dos participantes. Importante mencionar que o grupo focal foi formado por meio de convite a 05 estudantes guineenses graduados e graduandos que estão em formação na Unilab/CE. Após respondidas as questões feitas e discutidos e analisado os dados, o estudo apresentou duas linhas de pensamento distintas recolhidas junto aos entrevistados e participantes da pesquisa. A primeira foi dos que responderam de que tiveram a iniciação artística nas escolas; enquanto segundo grupo afirmou não ter contato com arte durante processo escolar. Com isso, concluiu-se que o ensino de arte nas escolas da Guiné-Bissau, se ela existe, está mais voltado para o desenho técnico, e há pouca valorização das culturas e os conhecimentos locais nas instituições de ensino. Neste sentido, para que o ensino da arte seja reconhecido e valorizado torna imperativo do Estado da Guiné-Bissau incluí-lo dentro do currículo escolar como uma forma de valorizar a diversidade cultural e artística existente no país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte/educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Socio-poética | pt_BR |
dc.title | Contribuição do ensino de arte no processo de ensino e aprendizagem na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NANCI CRISALIDA PEREIRA.pdf | 2022_mono_npereira.pdf | 902,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.