Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Título: Classificação de Tipos e Severidades de Enfisemas em Imagens de Tomografia Computadorizada de Alta Resolução dos Pulmões
Autor(es): Linhares, Álisson Gomes
Palavras-chave: ipos e severidades de enfisemas, DPOC, TCAR, extração de atributos, análise de textura, Local Binary Pattern (LBP), classificação, Optimum-Path Forest (OPF), Multilayer Perceptron (MLP)
Data do documento: 2017
Citação: LINHARES, A. G. (2017)
Resumo: Para auxiliar o diagnóstico de tipos de enfisema pulmonar, a principal componente da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que é a quarta causa de morte no mundo, tem sido aplicadas diversas técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). Nesta dissertação, foram desenvolvidos métodos de classificação automática de quatro tipos de enfisema e seis níveis de severidade, combinando as técnicas de extração de atributos por análise de textura ou Local Binary Pattern (LBP) com os classificadores Optimum-Path Forest (OPF) ou Multilayer Perceptron (MLP). As imagens utilizadas foram de três bancos de imagens de pulmões e de um banco de regiões de interesse (ROI). A extração de características por Local Binary Pattern gerou dados melhor discriminantes para classificação do que a análise de textura. Por esse motivo, foi realizada a combinação entre os métodos para realizar os testes. O mé todo LBP-MLP obteve 100% de acerto na classificacão de tipos e niv́ eis de severidade de enfisemas, para todos os quatro bancos de imagens, inclusive um banco global de imagens, resultados superiores quando comparado ao LBP-OPF e, até mesmo, ao estado da arte. O LBP-MLP demonstra-se um método automático, eficaz, eficiente e robusto que pode reduzir a variabilidade e o tempo de diagnóstico de enfisemas, não só auxiliando radiologistas na interpretação das imagens médicas, como também promovendo, em regiões onde vivem dois terços da população mundial que tem acesso limitado a radiologistas, o mesmo nível de diagnóstico especializado aos médicos que não possuem alto grau de conhecimento anatômico dessa doença, cuja atenção imediata é requerida pela natureza perigosa e generalizada.
Descrição: LINHARES, Álisson Gomes. Classificação de tipos e severidades de enfisemas em imagens de tomografia computadorizada de alta resolução dos pulmões. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁLISSON GOMES LINHARES DISSERTAÇÃO.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.