Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Milene Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-07T18:30:57Z | - |
dc.date.available | 2025-10-07T18:30:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, M. M. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7392 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria Milene Mendes de. Racismo religioso disfarçado de oração: O olhar investigativio a partir da componente curricular de estágio obrigatório do curso de pedagogia da Unila Cearrá. 2024. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é o resultado final para obtenção de grau do curso de licenciatura em pedagogia. Desejamos que seja uma contribuição positiva e reflexão para a educação escolar. Pois é apresentado por uma narrativa de cunho qualitativo com uma abordagem autobiográfica. Assim como também as evidências de racismo no contexto escolar durante o estágio em ensino fundamental anos iniciais. Tem o objetivo geral; investigar como o racismo se manifesta nas escolas, utilizando as experiências de estágio como campo de estudo. Utilizar a escola como campo de pesquisa através das experiências das componentes de estágio nas escolas. Com intuito de apontar reflexões educativas antirracistas. E os objetivos específicos; Reconhecer a narrativa autobiográfica como contribuição significativa para educação; Desconstruir pensamentos e atitudes racistas para incentivar práticas antirracistas no ambiente escolar; Refletir sobre as vivências e experiências de estágio dentro do ambiente escolar. O texto está dividido em três capítulos, no primeiro é uma abordagem autobiográfica. No segundo capítulo é composto por pesquisa bibliográfica. No terceiro capítulo narra as entrevistas realizadas com os/as discentes do curso de pedagogia da Unilab CE, a partir de entrevistas realizadas pelo google forms. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentamos as dimensões do racismo estrutural e racismo religioso no contexto escolar. De modo que possa trazer contribuições positivas reflexivas para incentivar educação antirracista e que haja o respeito entre as diversidades religiosas, culturais e étnico- raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.title | Racismo religioso disfarçado de oração: o olhar investigativio a partir da componente curricular de estágio obrigatório do curso de pedagogia da Unila Cearrá | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Milene Mendes de Oliveira.pdf | 2024_mono_moliveira.pdf | 366,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.