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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7404
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Omina, Flaviano Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T19:13:16Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T19:13:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | OMINA, F. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7404 | - |
dc.description | OMINA, Flaviano Augusto. Impactos do aprendizado em língua portuguesa na comunicação de estudantes guineenses da Unilab-CE. 2024. 51f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A República da Guiné-Bissau é o país de origem dos estudantes que escolhemos como nosso objeto de pesquisa. Essa nação fica situada na costa ocidental da África cuja língua oficial é o português, sendo, consequentemente, a única língua do ensino em um contexto em que são faladas mais de 20 línguas étnicas e o guineense, que possui o status de língua de unidade nacional no país. Desde a sua oficialização, o ensino de português tem sido bastante discutido, pelo fato dessa língua não fazer parte da realidade guineense, pois não é a língua materna de uma grande parcela da população e não utilizada no dia a dia. Pelo exposto, neste trabalho, buscamos compreender os impactos do aprendizado em língua portuguesa na comunicação e expressão de estudantes guineenses da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus do Ceará. Restringimos nossa pesquisa aos estudantes que ingressaram em 2018 e, para coleta de dados, realizamos uma pesquisa de campo para a qual utilizamos um questionário constituído por oito perguntas objetivas que foi disponibilizado através do Google formulário. Além dos questionários aplicados, o procedimento teórico e metodológico que foi utilizado para a redação deste trabalho deu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental que remetem ao assunto em averiguação. E apresentamos argumentos de alguns pesquisadores que se debruçaram sobre o assunto, como Namone e Timbane (2017), N’tchala cá e Rubio (2019), Vírginia Cá (2015), Ié e Carvalho (2018), Moura (2019), Carioca (2015), Lima (2014), dentre outros autores/as. De acordo com o levantamento dos dados da pesquisa a partir das falas dos nossos entrevistados, percebe-se que existem dificuldades em se comunicar na língua portuguesa por parte dos alunos guineenses, isso devido à falta da prática nessa língua, ou seja, as línguas étnicas e a guineense interferiam bastante a não falarem o português com frequência. Isso influencia na aprendizagem do português e, por conseguinte, nos seus primeiros momentos na universidade com consequências nos seus desempenhos académicos. A realização deste trabalho pode servir como um elemento importante na cooperação entre os/as discentes e os/as docentes e/ou as trocas das experiências entre os profissionais que estão atuando na área da linguagem e do ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudantes Guineenses em contexto de Diáspora | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.title | Impactos do aprendizado em língua portuguesa na comunicação de estudantes guineenses da Unilab-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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