Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7406
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorReis, Maria Valêsca Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-10-14T15:08:13Z-
dc.date.available2025-10-14T15:08:13Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationREIS, M. V. O. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7406-
dc.descriptionREIS, Maria Valêsca Oliveira dos. As escolas afrorreferenciadas no Brasil e o seu impacto na efetivação de uma sociedade antirracista. 2024. 23f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa realizou uma investigação acerca das escolas afrorreferenciadas a partir da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, uma instituição comprometida com a inclusão e a valorização de conhecimentos e saberes afrorreferenciados. Além disso, a pesquisa discute como as práticas racistas nas escolas impactam negativamente tanto crianças negras quanto brancas, evidenciando os prejuízos à constituição das subjetividades negras. Os objetivos desta pesquisa foram: 1. Identificar e analisar as escolas no Brasil de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que adotam um projeto político curricular pedagógico afrorreferenciado; 2. Compreender as principais estratégias pedagógicas e como essas metodologias enegrecem os processos de subjetivação dos alunos e alunas; 3. Analisar o impacto das escolas afrorreferenciadas no Brasil na efetivação de uma sociedade antirracista. As principais referências teóricas utilizadas foram Eliane Cavalleiro (2020), Maria André (2007), Maria Clara Passos e Bárbara Pinheiro (2021). Fez-se o estado da arte e o estudo de caso de quatro escolas localizadas nas cidades de Goiânia, São Paulo, Niterói e Salvador. A análise das práticas pedagógicas desenvolvidas por essas escolas evidenciou o quanto é fundamental existirem cada vez mais instituições comprometidas em promover uma educação antirracista e afrorreferenciada, que prepara seus alunos e alunas para lidar com a diversidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolas afrorreferenciadaspt_BR
dc.subjectSubjetividades negraspt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleAs escolas afrorreferenciadas no Brasil e o seu impacto na efetivação de uma sociedade antirracistapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Valêsca Oliveira dos Reis.pdf2024_art_mreis.pdf238,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.