Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7406
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Maria Valêsca Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T15:08:13Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T15:08:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | REIS, M. V. O. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7406 | - |
dc.description | REIS, Maria Valêsca Oliveira dos. As escolas afrorreferenciadas no Brasil e o seu impacto na efetivação de uma sociedade antirracista. 2024. 23f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa realizou uma investigação acerca das escolas afrorreferenciadas a partir da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, uma instituição comprometida com a inclusão e a valorização de conhecimentos e saberes afrorreferenciados. Além disso, a pesquisa discute como as práticas racistas nas escolas impactam negativamente tanto crianças negras quanto brancas, evidenciando os prejuízos à constituição das subjetividades negras. Os objetivos desta pesquisa foram: 1. Identificar e analisar as escolas no Brasil de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que adotam um projeto político curricular pedagógico afrorreferenciado; 2. Compreender as principais estratégias pedagógicas e como essas metodologias enegrecem os processos de subjetivação dos alunos e alunas; 3. Analisar o impacto das escolas afrorreferenciadas no Brasil na efetivação de uma sociedade antirracista. As principais referências teóricas utilizadas foram Eliane Cavalleiro (2020), Maria André (2007), Maria Clara Passos e Bárbara Pinheiro (2021). Fez-se o estado da arte e o estudo de caso de quatro escolas localizadas nas cidades de Goiânia, São Paulo, Niterói e Salvador. A análise das práticas pedagógicas desenvolvidas por essas escolas evidenciou o quanto é fundamental existirem cada vez mais instituições comprometidas em promover uma educação antirracista e afrorreferenciada, que prepara seus alunos e alunas para lidar com a diversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escolas afrorreferenciadas | pt_BR |
dc.subject | Subjetividades negras | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | As escolas afrorreferenciadas no Brasil e o seu impacto na efetivação de uma sociedade antirracista | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Valêsca Oliveira dos Reis.pdf | 2024_art_mreis.pdf | 238,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.