Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7408
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vicente, Aracely Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T17:25:17Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T17:25:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | VICENTE, A. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7408 | - |
dc.description | VICENTE, Aracely Albuquerque. Narrativa autobiográfica de formação docente com a ancestralidade do mestre da cultura dandim. 2024. 15f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a experiência de vida da autora a partir de uma perspectiva ancestral, fundamentada na história de vida de Mestre Dandim, cuja atuação como Mestre da Cultura influenciou profundamente na educação cultural e na formação docente da autora. O objetivo é evidenciar como os saberes ancestrais transmitidos por Mestre Dandim, especialmente aqueles ligados às raízes familiares e indígenas, contribuem para a compreensão da ancestralidade na vida do sujeito em sociedade. Esses saberes não apenas impactam a formação docente, mas também moldam a forma de atuação profissional, assegurando a preservação da cultura viva para as próximas gerações. A reflexão está embasada nos estudos de Ferrarotti (1988), Passeggi (2011), Rios (2013) e Santos (2006). A metodologia empregada é autobiográfica, com uma abordagem qualitativa, considerando tratar-se de uma investigação em processo de construção. Conforme a narrativa revela, o indivíduo torna-se sujeito social consciente de si, partindo da educação dos outros", e, ao integrar tempo e espaço, constrói sua própria identidade. Nesse contexto, a ancestralidade desempenha papel central na formação docente, permitindo que cada educador compreenda e valorize a riqueza cultural que permeia sua trajetória pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Mestre da Cultura Dandim | pt_BR |
dc.subject | Formação docente e Educação | pt_BR |
dc.title | Narrativa autobiográfica de formação docente com a ancestralidade do mestre da cultura dandim | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aracely Albuquerque Vicente.pdf | 2024_art_avicente.pdf | 444,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.