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dc.contributor.authorMelo, Isabel Vitória Camurça-
dc.date.accessioned2025-10-14T17:41:21Z-
dc.date.available2025-10-14T17:41:21Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationMELO, I. V. C. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7410-
dc.descriptionMELO, Isabel Vitória Camurça. As narrativas sobre o “lápis cor de pele”: a partir de vivências racistas no cotidiano escolar de algumas escolas de Maracanaú-CE. 2024. 54f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), buscou compreender como a prática das narrativas sobre o “lápis cor de pele” em algumas escolas de Maracanaú-Ce podem ser uma atitude racista e discriminatória na Educação Infantil. Desse modo, ao analisar como as crianças negras e não negras reagem a essa narrativa, busquei também entender como poderemos desenvolver atividades pedagógicas que contribuem para a autoafirmação da identidade da criança negra, entendendo como essas crianças reproduzem o racismo no âmbito escolar infantil em que estão inseridas. A pesquisa se deu na Escola Creche Gênesis, turma do infantil 5, no município de Maracanaú, estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como caminho teórico a Educação Afrocentrada e a Educação das Relações Étnico-raciais. Utilizamos o método da Observação Participante, com a realização de atividades pedagógicas e da observação da rotina cotidiana da sala de aula, utilizamos ainda como ferramenta teórica e de análise a Pretagogia para compreender como as referências positivas do ser negro afeta o universo cognitivo das crianças negras. A pesquisa nos mostrou que, a prática das narrativas sobre o “lápis cor de pele” na escola Creche Gênesis, em Maracanaú-Ce é sim, uma atitude racista e discriminatória na Educação Infantil, é necessária e urgente uma intervenção pedagógica e administrativa da coordenação da escola para que essa prática não ocorra. Desse modo, é importante que a escola e a secretaria de educação do município promovam momentos de formação continuada e reflexões acerca do processo sócio-histórico da sociedade brasileira, bem como a conscientização sobre as características físicas que diferenciam todos os seres humanos, na qual não os tornam inferiores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Afrocentradapt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnico Raciaispt_BR
dc.subjectUnilabpt_BR
dc.subjectPretagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLápis cor de pelept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleAs narrativas sobre o “lápis cor de pele”: a partir de vivências racistas no cotidiano escolar de algumas escolas de Maracanaú-CE.pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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