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Título: Educação antiracista: inserindo colorismo no debate escolar.
Autor(es): Lima, Maria Liviane do Nascimento
Palavras-chave: Colorismo
Pigmentocracia
Racismo
Educação Antirracista
Data do documento: 22-Nov-2024
Citação: LIMA, M. L. N. (2024)
Resumo: O colorismo é uma forma de discriminação baseada no tom da pele, em que pessoas de pele clara recebem mais privilégios do que aquelas de pele escura. Esse conceito está intrinsecamente ligado ao racismo, ao mito da democracia racial e à ideologia do embranquecimento no Brasil, perpetuando desigualdades e afetando a autoestima e a identidade das pessoas negras. Além do colorismo, a pigmentocracia, que estabelece uma hierarquia social baseada na cor da pele, também reforça a valorização de traços fenotípicos europeus, revelando as camadas de violência física e simbólica que sustentam o racismo no país. Este estudo também destaca a importância de discutir colorismo nas escolas, onde o racismo e a discriminação costumam ser tratados de forma ampla, sem abordar seus efeitos específicos. A Lei 10.639/03, que inclui a história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, é um passo importante, mas sua implementação ainda apresenta lacunas, e o debate sobre racismo e colorismo precisa começar desde a educação infantil para ajudar a desconstruir os paradigmas coloniais.
Descrição: LIMA, Maria Liviane do Nascimento. Educação antiracista: inserindo colorismo no debate escolar. 2024. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7411
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