Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7412
Título: Reescrevendo histórias: os impactos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede pública de Baturité, CE
Autor(es): Santos, Samara Lourenço dos
Palavras-chave: Educação
Formação Sociocultural
Formação Sociocultural
EJA
Políticas Educacionais
Data do documento: 21-Out-2024
Citação: SANTOS, S. L. (2024)
Resumo: A pesquisa objetiva analisar os efeitos da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vida dos estudantes adultos e idosos de uma escola da rede pública municipal de ensino do município de Baturité, no interior do Ceará. Como metodologia de trabalho optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, com métodos que vão desde uma pesquisa de campo, cuja abordagem foi do tipo observação-participante, até a implementação de um grupo focal para detalhar determinadas situações no local pesquisado, onde estudantes de uma escola da rede pública municipal de Baturité-CE foram convidados a dialogar sobre um determinado assunto, a partir de uma técnica de roteiro, com questões semiestruturadas, presente no final do trabalho. Conclui-se que os impactos da EJA na formação pessoal e sociocultural dos estudantes em Baturité, integraram as dimensões da formação, da comunicação e da mobilização social. Apesar de apresentarem características distintas, tais dimensões representam um todo que, integrado, acabou apontando a educação como um ato político, ferramenta compromissada com o desenvolvimento e com a emancipação humana, sendo a única capaz de mudar realidades.
Descrição: SANTOS, Samara Lourenço dos. Reescrevendo histórias: os impactos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede pública de Baturité, CE. 2024. 52f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7412
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMARA LOURENÇO DOS SANTOS.pdf2024_mono_ssantos.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.