Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7418
Título: Acesso e permanência no ensino superior como direito: quilombolas e a superação das barreiras temporais - o edital específico da Unilab - CE como ferramenta de inclusão
Autor(es): Sousa, Lucas Eduardo de
Palavras-chave: Acesso ao ensino superior
Ação afirmativa
Permanência
Unilab
Data do documento: 28-Nov-2024
Citação: SOUSA, L. E. (2024)
Resumo: A presente pesquisa articula-se na análise dos processos de ingresso da UNILAB voltados para os quilombolas e indígena (sendo os quilombolas o foco da pesquisa), processos esses que iniciaram através do edital específico No 33/2017, criado mediante a autonomia universitária, por pressão de um quilombola que estudava na UNILAB, que ganhou força durante o 17° encontro estadual das comunidades quilombolas do Ceará, acontecido no Quilombo Sitio Veiga/ Quixadá – CE, em outubro de 2017. Assim, o vigente trabalho tem cunho bibliográfico, com foco na busca de artigos e outras pesquisas de autores que se dedicam a definir conceitos de políticas públicas, políticas públicas específicas e diversas, e o conceito de ação afirmativa. Foi Utilizado uma abordagem qualitativa e quantitativa, assim a pesquisa avançou com o uso do Google Formes. Desse modo, foram coletados dados através da aplicação de três questionários para analisar a percepção dos quilombolas em relação a seu ingresso na Universidade, a eficácia do edital específico para quilombolas e quais as contribuições dos (as) quilombolas na dinâmica acadêmica. A pesquisa está dividida em dez partes de modo a explanar de forma especificada as experiencias dos estudantes quilombolas na UNILAB, desse modo são três capítulos onde têm como títulos, o que pensamos sobre a universidade em relação ao nosso ingresso na mesma, quais contribuições os estudantes quilombolas tem alicerçado e participado dentro do espaço acadêmico? e ingresso de discentes quilombolas no ensino superior (UNILAB - CE). Como ponderação teórica, utilizei de autores como Gomes (2017), Silva (2021) e Ferreira (2022), para assim conceituar políticas públicas, ações afirmativas e o contexto de negação da educação para grupos historicamente marginalizados. Diante disso, o trabalho abarcou diversas questões na problemática sobre o cancelamento do edital especifico para quilombolas e indígenas, tais como, o ingresso de forma massiva dos mesmos com o do edital especifico, desafio dos mesmos em relação ao capacitismo em determinados momentos do cotidiano na Universidade e as suas contribuições na imersão acadêmica, como forma de se contra por, indiretamente ao imaginário capacitista de que os quilombolas e indígenas atrasaria os (as) estudantes não quilombolas e indígenas ingressantes sobre outras modalidades, no processo de aprendizagem. Desse modo, tendo como resultado o impacto das ações afirmativas da UNILAB - CE, bem como o resultado positivo em relação ao ingresso dos quilombolas de forma massiva mediante ao edital específico mencionado no início, e suas comendas advindas das ações afirmativas, sendo elas as ações afirmativas de forma legitimada, que foram pensadas principalmente pelos coletivos presentes na UNILAB, sendo um dos protagonistas o coletivo Quilombola.
Descrição: SOUSA, Lucas Eduardo de. Acesso e permanência no ensino superior como direito: quilombolas e a superação das barreiras temporais - o edital específico da Unilab - CE como ferramenta de inclusão. 2024. 52f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7418
Aparece nas coleções:Monografia - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS EDUARDO DE SOUSA.pdf2024_mono_lsousa.pdf627,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.