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dc.contributor.authorCavalcante, Antônia Francieuda Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-10-24T14:30:03Z-
dc.date.available2025-10-24T14:30:03Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationCALVACANTE, A. F. P. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7419-
dc.descriptionCALVACANTE, Antônia Francieuda Pinheiro. Educação ambiental: percepções de docentes da rede pública de ensino do município de Maranguape-Ceará. 2025. 105f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade eTecnologias Sustentáveis, Programa de Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA exploração dos recursos naturais tornou-se uma atividade central para a acumulação de riquezas. No entanto, grande parte da população ainda não percebeu a urgência de tomar medidas para cuidar da natureza, uma vez que a degradação recursos naturais tem aumentado consideravelmente, causando o desequilíbrio dos ecossistemas. Diante dessa problemática, questiona-se: quais ações didático- pedagógicas os(as) professores(as) têm adotado para abordar a educação ambiental em sala de aula, visando às práticas e à práxis para promover uma sociedade mais justa, ecologicamente equilibrada e sustentável? A pesquisa parte do pressuposto de que a percepção dos(as) docentes sobre a educação ambiental influencia diretamente sua interação com os(as) discentes e com o meio ambiente, conscientizando-os(as) sobre a importância desse conhecimento para a vida. Face ao exposto, objetivou-se compreender as percepções e estratégias didático-pedagógicas e teórico- metodológicas aplicadas no ensino da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Direitos Humanos. Para construção desta pesquisa, utilizou-se como metodologia uma abordagem qualitativa e quantitativa, estabelecendo uma ligação inseparável entre o mundo objetivo e a subjetividade dos indivíduos. Quanto ao método, empregou-se o estudo de caso, caracterizando-se como uma pesquisa de observação-exploratória de natureza básica. Com relação às técnicas para coleta de dados/informações, empregou-se o questionário semiestruturado, enquanto a análise dos resultados foi realizada por meio da análise do discurso e de conteúdo. Os resultados revelaram as dificuldades encontradas pelos(as) docentes para implementar ações de Educação Ambiental (EA), tais como a falta de conhecimento sobre os temas ambientais, à carga horária excessiva, à falta escassez de recursos didáticos disponíveis e ao baixo incentivo para se envolver participação em projetos interdisciplinares. Esse cenário reflete uma falta de preocupação com os aspectos científico-pedagógicos e político-sociais, resultando na fragmentação das práticas educativas voltadas para à sustentabilidade socioambiental. Dessa forma, com a presente pesquisa tentou-se não apenas contribuir para o conhecimento acadêmico, mas também gerar um impacto social benéfico positivo na abordagem da EA, por meio de estratégias metodológicas inovadoras. Além disso, ressaltou-se a necessidade de integrar a EA às políticas educacionais e ambientais como uma prioridade, promovendo o desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEducação ambiental: percepções de docentes da rede pública de ensino do município de Maranguape-Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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