Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Título: A importância da efetivação de políticas públicas para a terceira idade: um estudo de caso do Centro de Convivência para idosos do município de Camaçari - Bahia
Autor(es): Oliveira, Josefa Josinete Santana de
Palavras-chave: Gestão pública
Qualidade de vida
Pessoa idosa
Data do documento: 13-Abr-2018
Citação: OLIVEIRA, J. J. S. (2018)
Resumo: A qualidade de vida dos idosos inclui as atividades de lazer como direito destes sujeitos para um envelhecimento saudável, como forma de inclusão social, além de promover a sua conscientização dos idosos quanto à sua cidadania. É importante a efetivação de políticas públicas voltadas para o envelhecimento saudável, tendo em vista o crescimento significativo da população idosa e a necessidade de realizar ações de promoção à saúde por meio do lazer. A presente monografia tem como objetivo geral apresentar a importância do lazer na qualidade de vida dos idosos do Centro de Convivência de Idosos do município de Camaçari, Bahia, e como objetivos específicos descrever a influência das atividades de lazer na melhoria da qualidade de vida dos idosos e analisar de que forma os gestores municipais de execução da política de promoção da pessoa idosa pode auxiliar no desenvolvimento da qualidade de vida dos idosos do Centro de Convivência do município de Camaçari. Foi adotado o método de estudo de caso no Centro de Convivência para Idosos (Conviver) onde foi aplicado um questionário semi-estruturado com 44 idosos que realizam atividades de lazer no Centro. Como resultados observamos que a importância do lazer para população idosa que frequentam o Conviver como forma de inclusão social e envelhecimento mais saudável.
Descrição: OLIVEIRA, Josefa Josinete Santana de. A importância da efetivação de políticas públicas para a terceira idade: um estudo de caso do Centro de Convivência para idosos do município de Camaçari - Bahia. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_joliveira.pdf631 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.