Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7420
Título: Influência das citocinas pró-inflamatórias il-1β e tnf-α na foliculogênese e o potencial das plantas medicinais como moduladores: uma revisão integrativa
Autor(es): Pimentel, Nayane Vieira de Sousa
Palavras-chave: Foliculogênese ovariana
IL-1β. TNF-α.
Plantas medicinais
Data do documento: 28-Fev-2025
Citação: PIMENTEL, N. V. S. (2025)
Resumo: A foliculogênese ovariana é um processo fundamental para a reprodução, regulado por uma complexa interação entre hormônios, fatores de crescimento e citocinas inflamatórias, como a interleucina 1 beta (IL-1β) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α). Essas proteínas inflamatórias, embora essenciais em concentrações fisiológicas, podem comprometer o desenvolvimento folicular em casos de inflamação exacerbada, induzindo a apoptose celular, reduzindo a viabilidade folicular e afetando os níveis de hormônios essenciais, como estradiol e progesterona. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para investigar os mecanismos pelos quais IL-1β e TNF-α influenciam a foliculogênese e explorar o potencial das plantas medicinais como moduladores desses efeitos adversos. Para isto, utilizando a estratégia PVO (População, Variável do estudo e Desfecho) e os descritores "ovarian follicle", "tumor necrosis factor-alpha", “interleukin-1”, "ovary", “Phytotherapeutic Drugs” e “plants medicinal” complementados com a palavra-chave "folliculogenesis", realizou-se uma busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Portal Regional da BVS, Scopus, Web of Science, ScienceDirect (Elsevier) e Embase. Essas citocinas atuam no microambiente folicular, influenciando na diferenciação e na sobrevivência das células da granulosa e da teca, bem como na maturação do oócito. O TNF-α, por exemplo, exerce efeitos dualísticos, promovendo o crescimento folicular em concentrações fisiológicas e induzindo atresia quando em níveis elevados. Por sua vez, a IL-1 regula a ovulação ao estimular a produção de enzimas proteolíticas e prostaglandinas, além de interagir com o eixo hormonal gonadotrófico e pode causar atresia quando em excesso. Também foi possível constatar que os produtos naturais, incluindo flavonóides, polifenóis e compostos bioativos extraídos de plantas medicinais, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes capazes de atenuar os danos causados por essas citocinas. Conclui-se, portanto, que as plantas medicinais apresentam um potencial promissor como adjuvantes na proteção da foliculogênese contra as alterações dos níveis das citocinas inflamatórias, sendo necessários estudos adicionais para validar sua eficácia em condições clínicas e determinar doses e protocolos seguros.
Descrição: PIMENTEL, Nayane Vieira de Sousa. Influência das citocinas pró-inflamatórias il-1β e tnf-α na foliculogênese e o potencial das plantas medicinais como moduladores: uma revisão integrativa. 2025, 104f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade eTecnologias Sustentáveis, Programa de Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7420
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANE VIEIRA DE SOUSA PIMENTEL.pdf2025_diss_npimentel.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.