Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/744
Título: A política de saúde no Brasil: trajetória de lutas e resistência
Autor(es): Santos, Amanda
Palavras-chave: Saúde - Planejamento
Saúde pública - Brasil - História
Saúde pública - Legislação - Brasil
Data do documento: 30-Abr-2018
Citação: SANTOS, A. (2018)
Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo sobre a história da construção e desenvolvimento da política de saúde no Brasil, a partir da década de 1930. Para tanto, foram realizados um levantamento bibliográfico e uma análise documental, especialmente sobre os textos referentes à Legislação Social Brasileira. A Política de Saúde no Brasil foi construída ao longo dos anos, através de lutas e processos intimamente ligados aos contextos socioeconômico e político vividos. Pretendeu-se assim, contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento da Política de Saúde no Brasil até a sua inserção no Sistema de Seguridade Social, juntamente com as políticas de Assistência e Previdência Social, considerando as características próprias da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Em relação aos aspectos mencionados anteriormente, verificou-se que grandes avanços foram alcançados no sentido de constituir uma política de saúde pública e universal. Entretanto, no contexto atual, esta política segue sob ameaça constante das investidas neoliberais, que obstaculizam a implementação do SUS conforme previsto na Constituição.
Descrição: SANTOS, Amanda. A política de saúde no Brasil: trajetória de lutas e resistência. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/744
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_asantos.pdf464,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.