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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7440| Título: | Políticas públicas educacionais na Guiné–Bissau: os desafios e perspectivas para uma educação básica de qualidade 2000/2020 |
| Autor(es): | Pereira, Maikel José |
| Palavras-chave: | Guiné-Bissau Educação Básica Políticas Públicas Educacionais Desafios e Perspectivas |
| Data do documento: | 8-Mai-2025 |
| Citação: | PEREIRA, M. J. (2025) |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso aborda as políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, focando nos desafios e perspectivas para uma educação básica de qualidade. Esse trabalho foi construído durante o meu estudo no curso da Administração Pública pelo instituto de Ciência Sociais Aplicadas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. O objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas do ensino básico na Guiné-Bissau, identificando os principais desafios e as perspectivas para a melhoria da qualidade da educação. No que concerne à metodologia, o presente estudo trata-se de pesquisa da revisão bibliográfica, que nos permite obter uma compreensão abrangente do conhecimento existente sobre um assunto. Também a realização da análise documental. A pesquisa busca não apenas identificar os problemas, mas também propor soluções viáveis que possam ser implementadas para garantir uma educação básica de qualidade para todas as crianças na Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau enfrenta muitos desafios nas áreas das políticas públicas educacionais. Segundo relatos de cidadãos nascidos e vividos no país. Entre os principais desafios educacionais, destacam-se a desigualdade de acesso à escola, falta de materiais didáticos, qualidade da educação, a escassez dos recursos financeiros e falta de professores qualificados. Além disso, passou a englobar nove anos de escolaridade divididos em três ciclos. Durante nossa pesquisa, observamos que as políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau enfrentam sérios desafios e perspectivas em relação à oferta de uma educação básica de qualidade. Esses desafios são, em grande parte, atribuídos ao planejamento inadequado do sistema de ensino. Muitas vezes, as escolas não possuem uma infraestrutura adequada que proporcione um ambiente agradável para as crianças, como salas de aula bem equipadas com carteiras, janelas, portas, ventiladores e outros materiais administrativos, que facilitem o funcionamento das aulas. |
| Descrição: | PEREIRA, Maikel José. Políticas públicas educacionais na Guiné–Bissau: os desafios e perspectivas para uma educação básica de qualidade 2000/2020. 2025. 28f. TCC - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7440 |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Administração Pública |
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