Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7447
Título: A concordância locativa no falar do fortalezense
Autor(es): Araújo, Evilane Alves de
Palavras-chave: Concordância locativa
Português Brasileiro
Gramática de dependência
Falar Culto de Fortaleza
Diversidade linguística
Data do documento: 26-Nov-2024
Citação: ARAÚJO, E. A. (2024)
Resumo: Esta pesquisa toma como objeto de análise as construções sintáticas nas quais o termo tradicionalmente analisado como adjunto adverbial ou complemento locativo ocorre em posição pré-verbal e concorda com o verbo, de modo que o sujeito lógico ou semântico perde a influência sobre o verbo. Trata-se de um padrão oracional observado em línguas africanas, em especial as do grupo Bantu, e sua presença na fala fortalezense parece apontar para o continuum afro-brasileiro do português sugerido por Petter (2009). Nesta pesquisa, analisam- se propriedades sintáticas e semânticas dos verbos para a compreensão do locativo em posição se sujeito, com base no aporte teórico-metodológico da Gramática de Valências e de pressupostos do Sociofuncionalismo. O corpus da pesquisa é formado de 22 inquéritos do tipo elocução formal presentes no banco de dados do Projeto Português Oral Culto de Fortaleza (PORCOFORT), nos quais identificamos 123 construções com locativo ocupando o espaço sintático-semântico do sujeito. Constatamos que o fenômeno ocorreu predominantemente com termos locativos sem preposição, representando 94,3% das ocorrências, e com verbos divalentes, que representaram 66,7% dos casos analisados. Esse padrão sugere uma relação intrínseca entre a categoria semântica dos verbos, sua valência e a possibilidade de um elemento locativo assumir o papel semântico de agente e preencher a primeira posição argumental, geralmente destinada a um Sintagma Nominal (SN) não preposicionado.
Descrição: ARAÚJO, Evilane Alves de. A concordância locativa no falar do fortalezense. 2024. 112f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7447
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVILANE ALVES DE ARAÚJO.pdf2024_diss_earaújo.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.