Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFiguerêdo, Bárbara Nogueira de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:16:41Z-
dc.date.available2025-10-28T17:16:41Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationFIGUERÊDO, B. N. S. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7450-
dc.descriptionFIGUERÊRO, Bárbara Nogueira de Souza. Experienciando a educação inclusiva a partir do projeto de extensão FORBIO-UNILAB. 2025. 23f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA educação vem sofrendo transformações nos últimos anos e a inclusão de pessoas autistas na sociedade é uma dessas mudanças. Para a educação inclusiva acontecer é necessário conscientizar e sensibilizar toda a comunidade escolar. Assim, o presente trabalho visa abordar as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão ForBio a partir da prática da Educação Inclusiva. O trabalho utilizou uma metodologia de abordagem qualitativa, desenvolvendo as seguintes ações: 1. Acompanhamento em sala de aula de aluna autista e produção de atividade adaptada de Ciências em uma escola pública de Redenção, CE; 2. Ação de conscientização sobre autismo para o público infantil da Casa Encantada (CIADI/UNILAB) e 3. Roda de conversa sobre a conscientização do autismo em uma escola de Ensino Fundamental em Guaiuba, CE. A partir dos registros dessas vivências refletimos sobre sua importância para a trajetória do professor em formação. Os relatos de tais atividades também trazem reflexões da importância de ações de conscientização e sensibilização sobre o autismo e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade como um todo, pois a inclusão não deve ocorrer apenas na sala de aula e sim em todos os espaços. Assim, as ações desenvolvidas no âmbito do projeto FORBIO, voltadas para inclusão da pessoa autista, foram importantes vivências de práticas inclusivas, contribuindo com a conscientização e sensibilização de toda comunidade escolar, incluindo alunos, familiares, professores e gestores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleExperienciando a educação inclusiva a partir do projeto de extensão FORBIO-UNILABpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bárbara Nogueira de Souza Figuerêdo.pdf2025_art_bfiguerêdo.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.