Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7450Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Figuerêdo, Bárbara Nogueira de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:16:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T17:16:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| dc.identifier.citation | FIGUERÊDO, B. N. S. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7450 | - |
| dc.description | FIGUERÊRO, Bárbara Nogueira de Souza. Experienciando a educação inclusiva a partir do projeto de extensão FORBIO-UNILAB. 2025. 23f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A educação vem sofrendo transformações nos últimos anos e a inclusão de pessoas autistas na sociedade é uma dessas mudanças. Para a educação inclusiva acontecer é necessário conscientizar e sensibilizar toda a comunidade escolar. Assim, o presente trabalho visa abordar as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão ForBio a partir da prática da Educação Inclusiva. O trabalho utilizou uma metodologia de abordagem qualitativa, desenvolvendo as seguintes ações: 1. Acompanhamento em sala de aula de aluna autista e produção de atividade adaptada de Ciências em uma escola pública de Redenção, CE; 2. Ação de conscientização sobre autismo para o público infantil da Casa Encantada (CIADI/UNILAB) e 3. Roda de conversa sobre a conscientização do autismo em uma escola de Ensino Fundamental em Guaiuba, CE. A partir dos registros dessas vivências refletimos sobre sua importância para a trajetória do professor em formação. Os relatos de tais atividades também trazem reflexões da importância de ações de conscientização e sensibilização sobre o autismo e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade como um todo, pois a inclusão não deve ocorrer apenas na sala de aula e sim em todos os espaços. Assim, as ações desenvolvidas no âmbito do projeto FORBIO, voltadas para inclusão da pessoa autista, foram importantes vivências de práticas inclusivas, contribuindo com a conscientização e sensibilização de toda comunidade escolar, incluindo alunos, familiares, professores e gestores. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Sensibilização | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.title | Experienciando a educação inclusiva a partir do projeto de extensão FORBIO-UNILAB | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Bárbara Nogueira de Souza Figuerêdo.pdf | 2025_art_bfiguerêdo.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.