Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Sabrina Maria Soares de-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:20:10Z-
dc.date.available2025-10-28T17:20:10Z-
dc.date.issued2025-05-23-
dc.identifier.citationCASTRO, S. M. S. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7452-
dc.descriptionCASTRO, Sabrina Maria Soares de. Formação docente e Educação Escolar Quilombola: trajetória de vida e formação de professoras da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo/CE. 2025. 17f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEducar é sinônimo de liberdade para o povo negro, a educação passou a ser um ponto de partida para transformar a realidade de muitas mulheres quilombolas. Na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, em Baturité (CE), a maioria dos educadores são mulheres comprometidas em formar pessoas conscientes de suas origens e responsabilidades com a comunidade. Este trabalho destaca as trajetórias de Fátima de Brito Silva, Maria Rosilene Ramos e Maria do Socorro Fernandes Castro. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de professoras do Quilombo Serra do Evaristo, compreendendo os aspectos de suas formações, como motivações ao magistério, percalços vividos, experiências da Educação Escolar Quilombola, e por fim, comparar as diferenças formativas de tempos passados e na atualidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e etnográfico, visto que houve também observação participante da pesquisadora, que é natural da comunidade. Os processos formativos de educadoras quilombolas da Serra do Evaristo evidenciam a integração de saberes ancestrais à prática pedagógica, marcada por resistência e resiliência diante de desafios como o acesso à educação e a preservação da identidade cultural. Com base na análise realizada, pode-se afirmar que as trajetórias das professoras do Quilombo Serra do Evaristo foram marcadas por desafios, resistências e transformações significativas. Ao evidenciar esses aspectos, pretende-se contribuir para o fortalecimento da Educação Escolar Quilombola e para a formação de mais professoras quilombolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerritório quilombolapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLuta por direitospt_BR
dc.subjectEducação Escolar Quilombolapt_BR
dc.titleFormação docente e Educação Escolar Quilombola: trajetória de vida e formação de professoras da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo/CE.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Maria Soares de Castro.pdf2025_art_scastro.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.