Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7452Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Castro, Sabrina Maria Soares de | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:20:10Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-28T17:20:10Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-05-23 | - | 
| dc.identifier.citation | CASTRO, S. M. S. (2025) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7452 | - | 
| dc.description | CASTRO, Sabrina Maria Soares de. Formação docente e Educação Escolar Quilombola: trajetória de vida e formação de professoras da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo/CE. 2025. 17f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Educar é sinônimo de liberdade para o povo negro, a educação passou a ser um ponto de partida para transformar a realidade de muitas mulheres quilombolas. Na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, em Baturité (CE), a maioria dos educadores são mulheres comprometidas em formar pessoas conscientes de suas origens e responsabilidades com a comunidade. Este trabalho destaca as trajetórias de Fátima de Brito Silva, Maria Rosilene Ramos e Maria do Socorro Fernandes Castro. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de professoras do Quilombo Serra do Evaristo, compreendendo os aspectos de suas formações, como motivações ao magistério, percalços vividos, experiências da Educação Escolar Quilombola, e por fim, comparar as diferenças formativas de tempos passados e na atualidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e etnográfico, visto que houve também observação participante da pesquisadora, que é natural da comunidade. Os processos formativos de educadoras quilombolas da Serra do Evaristo evidenciam a integração de saberes ancestrais à prática pedagógica, marcada por resistência e resiliência diante de desafios como o acesso à educação e a preservação da identidade cultural. Com base na análise realizada, pode-se afirmar que as trajetórias das professoras do Quilombo Serra do Evaristo foram marcadas por desafios, resistências e transformações significativas. Ao evidenciar esses aspectos, pretende-se contribuir para o fortalecimento da Educação Escolar Quilombola e para a formação de mais professoras quilombolas. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Território quilombola | pt_BR | 
| dc.subject | Formação | pt_BR | 
| dc.subject | Luta por direitos | pt_BR | 
| dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR | 
| dc.title | Formação docente e Educação Escolar Quilombola: trajetória de vida e formação de professoras da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo/CE. | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sabrina Maria Soares de Castro.pdf | 2025_art_scastro.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

 
         