Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7461Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Araújo, Evilândia Alves | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T17:08:44Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-29T17:08:44Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-02-27 | - | 
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, E.A. (2024) | pt_BR | 
| dc.identifier.issn | 9786500942231 | - | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7461 | - | 
| dc.description | ARAÚJO, Evilândia Alves. Metodologias ativas: inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas. 2024. 90 f. Produto da Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa Associado de Pós-Graduação Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Redenção, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O planejamento da cartilha pedagógica dedicada às metodologias ativas é uma jornada cativante rumo à inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas. Nossa missão é capacitar educadores a explorar abordagens dinâmicas e envolventes que transcendem o tradicional modelo de ensino. As metodologias ativas constituem a essência de uma abordagem educacional centrada no aluno, fomentando a promoção do raciocínio crítico, a aplicação prática dos conhecimentos e a transformação do processo educativo. Ao longo desta exposição, exploraremos como esses princípios se convertem em ferramentas fundamentais para revolucionar a dinâmica do ensino e aprendizagem. Os métodos ativos são mais do que uma tendência educacional; são uma resposta à crescente demanda por uma educação mais relevante e envolvente. Com a ajuda desta cartilha, os educadores serão orientados a explorar estratégias como dilemas morais, storytelling, corrida intelectual gamificada, sala de aula invertida e muito mais. Vamos desvendar como essas abordagens podem inspirar um aprendizado mais autêntico, motivar os alunos e prepará-los para enfrentar os desafios que surgem no contexto do século XXI. Ao longo deste processo, também enfatizaremos como adaptar essas estratégias às diversas disciplinas, tornando-as acessíveis aos professores. Assim, esta cartilha constitui um elo fundamental entre a teoria e a prática, oferecendo diretrizes claras, estudos de caso inspiradores e recursos prontos para uso. É uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam transformar suas salas de aula em ambientes dinâmicos de aprendizagem, nos quais os estudantes assumem o papel central na construção do conhecimento. Serão compartilhadas dicas relevantes sobre como superar desafios comuns associados a esses métodos ativos, garantindo que os educadores estejam prontos para abraçar essa revolução pedagógica. Preparem-se para embarcar nesta jornada de inovação e aprendizado ativo! | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Cartilha pedagógica | pt_BR | 
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR | 
| dc.title | Metodologias ativas: inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas | pt_BR | 
| dc.type | Other | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CARTILHA PEDAGÓGICA_DIGITAL_27-02-24.pdf | 2024_prod_eaaraujo.pdf. | 9,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

 
         