Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/747
Título: Analisando concepções e práticas de cuidado de enfermagem em saúde mental
Autor(es): Alencar, Alexsandro Batista de
Palavras-chave: Enfermagem. Cuidado de Enfermagem. Saúde Mental. Teoria Fundamentada.
Data do documento: 2018
Citação: ALENCAR, A. B. (2018)
Resumo: Com a Reforma Psiquiátrica no Brasil desde a década de 1970 e o paradigma da atenção psicossocial surge a necessidade de aprofundar estudos sobre as concepções que conduzem a prática de cuidado de enfermagem em saúde mental, possibilitando o agir do enfermeiro neste campo. Esta realidade permitiu elencar algumas questões: Como os enfermeiros desenvolvem suas práticas de cuidado às pessoas em sofrimento psíquico consoante as concepções na política de saúde mental atual? Quais são os referenciais que norteiam o cuidado em saúde mental produzido pelos enfermeiros? Como eles traduzem estes princípios no cotidiano? Desse modo, a pesquisa objetivou construir um modelo teórico sobre o significado das práticas do cuidado de enfermagem em saúde mental mediante a análise e a inter-relação dessas concepções. A Teoria Fundamentada nos Dados foi o método de abordagem na pesquisa qualitativa, utilizado para desvelar, interpretar e compreender esses processos valorizando os significados e sentidos da experiência vivenciada pelos enfermeiros. A coleta das informações se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito enfermeiros que atuavam em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Fortaleza. A análise foi orientada pelas codificações: aberta, axial e seletiva. Os achados foram agrupados em quatro categorias: O Trabalho em Saúde Mental; Lacunas na graduação; Revendo a atuação; A construção de um novo cuidado. A partir da integração das categorias surgiu a categoria central, base da teoria construída: Convivendo com o descompasso entre as concepções e práticas do cuidado de enfermagem em saúde mental. A teoria evidenciou a existência de uma divergência pessoal e interna entre o que problematiza a prática dos enfermeiros e o que estes almejam como cuidado de enfermagem em saúde mental. Os resultados revelam a necessidade de refletir melhor sobre o cuidado produzido pela enfermagem no âmbito da atenção psicossocial e sobre as relações entre a formação acadêmica, as experiências vividas no contexto de atuação nos serviços públicos e as concepções historicamente construídas. Desse modo, pareceu-nos ser imprescindível que os enfermeiros se apropriem dos referenciais teóricos e metodológicos da Enfermagem, utilizando-os como estrutura basilar na transformação de sua prática de cuidados em saúde mental.
Descrição: ALENCAR, Alexsandro Batista de. Analisando concepções e práticas de cuidado de enfermagem em saúde mental. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/747
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Alex Alencar.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.