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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPereira, Liliana-
dc.date.accessioned2025-10-30T17:39:09Z-
dc.date.available2025-10-30T17:39:09Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, L. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7470-
dc.descriptionPEREIRA, Liliana. Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: uma pesquisa exploratória no Setor de Calequisse. 2025. 24f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA região de Cacheu, situada no norte do país, e durante o processo de escravidão os colonizadores usavam o porto da capital da região como porto de embarcação dos escravizados trazidos da Guiné-Bissau para as Americas em especial ao Brasil. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira as políticas públicas e educacionais voltadas à educação de crianças e adolescentes do Ensino Primário/fundamental I , II e Secundário/Médio na região de Cacheu em especial no setor/município de Calequisse, na Guiné-Bissau, está sendo implementada entre 2010 a 2025. Em seguida, verificar condições da infraestrutura educacional existente, conhecer as políticas públicas aplicadas às zonas rurais, discutir as desigualdades entre áreas urbanas e rurais e propor soluções para a melhoria do acesso e permanência escolar. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando-se o estudo de caso como método principal. As técnicas de coleta de dados incluem revisão bibliográfica, análise documental (Constituição da República da Guiné-Bissau e Lei de Base da Educação, de 2010). A realidade educacional guineense é marcada por carências estruturais, como a falta de salas de aula e de professores qualificados, além das elevadas taxas de repetência e evasão . O estudo parte da constatação de que, apesar da existência de marcos como a Lei de Bases do Sistema Educativo de 2010, persistem dificuldades significativas na efetivação do direito à educação, sobretudo nas zonas. O estudo pretende contribuir para o fortalecimento das estratégias de inclusão educacional em contextos vulneráveis, promovendo o direito à educação de forma equitativa e contextualizada às realidades das zonas rurais da Guiné-Bissau. A pesquisa buscará fornecer uma compreensão aprofundada e detalhada das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau especificamente no setor de Calequisse, considerando diferentes perspectivas e fontes de dados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectEnsino Primário e Secundáriopt_BR
dc.subjectCalequissept_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: uma pesquisa exploratória no Setor de Calequissept_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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