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    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7470Registro completo de metadatos 
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Pereira, Liliana | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T17:39:09Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30T17:39:09Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-05-29 | - | 
| dc.identifier.citation | PEREIRA, L. (2025) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7470 | - | 
| dc.description | PEREIRA, Liliana. Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: uma pesquisa exploratória no Setor de Calequisse. 2025. 24f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A região de Cacheu, situada no norte do país, e durante o processo de escravidão os colonizadores usavam o porto da capital da região como porto de embarcação dos escravizados trazidos da Guiné-Bissau para as Americas em especial ao Brasil. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira as políticas públicas e educacionais voltadas à educação de crianças e adolescentes do Ensino Primário/fundamental I , II e Secundário/Médio na região de Cacheu em especial no setor/município de Calequisse, na Guiné-Bissau, está sendo implementada entre 2010 a 2025. Em seguida, verificar condições da infraestrutura educacional existente, conhecer as políticas públicas aplicadas às zonas rurais, discutir as desigualdades entre áreas urbanas e rurais e propor soluções para a melhoria do acesso e permanência escolar. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando-se o estudo de caso como método principal. As técnicas de coleta de dados incluem revisão bibliográfica, análise documental (Constituição da República da Guiné-Bissau e Lei de Base da Educação, de 2010). A realidade educacional guineense é marcada por carências estruturais, como a falta de salas de aula e de professores qualificados, além das elevadas taxas de repetência e evasão . O estudo parte da constatação de que, apesar da existência de marcos como a Lei de Bases do Sistema Educativo de 2010, persistem dificuldades significativas na efetivação do direito à educação, sobretudo nas zonas. O estudo pretende contribuir para o fortalecimento das estratégias de inclusão educacional em contextos vulneráveis, promovendo o direito à educação de forma equitativa e contextualizada às realidades das zonas rurais da Guiné-Bissau. A pesquisa buscará fornecer uma compreensão aprofundada e detalhada das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau especificamente no setor de Calequisse, considerando diferentes perspectivas e fontes de dados. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR | 
| dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR | 
| dc.subject | Educação Rural | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino Primário e Secundário | pt_BR | 
| dc.subject | Calequisse | pt_BR | 
| dc.title | Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: uma pesquisa exploratória no Setor de Calequisse | pt_BR | 
| dc.type | Research project | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LILIANA PEREIRA.pdf | 2025_proj_lpereira.pdf | 398,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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