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Título: Análise da aplicabilidade do modelo gerencial na administração pública municipal de Aratuba - Ceará
Autor(es): Melo, Francisco Fábio Martins
Palavras-chave: Administração pública
Modelo gerencial
Entraves
Controle Social
Data do documento: 21-Nov-2020
Citação: MELO, F. F. M. (2020)
Resumo: A administração pública brasileira, a partir do surgimento do Estado moderno, tem em sua trajetória três diferentes formas de atuação: Administração Pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível em que se encontra o modelo gerencial no Município de Aratuba, localizada no interior do Estado do Ceará. Além de identificar e analisar os entraves a efetivação do modelo gerencial e propor estratégias de minimização e/ou propostas de soluções aos problemas detectados. A abordagem metodológica da pesquisa foi de caráter qualitativa descritiva. No presente estudo de caso utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas estruturado com prefeito, chefe de gabinete, secretários e vereadores da gestão municipal 2017 – 2020, baseando-se nos pressupostos teóricos do modelo de administração pública gerencial e no Índice de Administração Pública Gerencial Municipal (IAPG - M), desenvolvidos por Freitas Jr. (2009). Os resultados obtidos mostram que se faz necessário a elaboração de um planejamento estratégico com o intuito do cumprimento das metas e leis que regem a administração pública municipal e a falta de capacidade de gerenciamento e conhecimento dos gestores em relação ao modelo. Nesse sentido, detectou-se a necessidade de formar e qualificar os servidores e gestores públicos municipais, assim como fortalecer os conselhos gestores e sociedade como forma de controle social da gestão pública para que se efetive o modelo de Administração Pública Gerencial naquele Município.
Descrição: MELO, Francisco Fábio Martins. Análise da aplicabilidade do modelo gerencial na administração pública municipal de Aratuba - Ceará. 2020. 37f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Educação à Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7478
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